São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários reclamam da burocracia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mesmo antes da elevação da taxa básica de juros, antes até do início do processo eleitoral, pequenos e médios empresários já reclamavam da dificuldade de acesso ao crédito e da burocracia excessiva exigida pelo bancos.
Se já andava ruim, a tendência agora é que a situação se torne ainda mais difícil nos próximos meses -segundo análises de economistas ouvidos pela Folha. Em meados de 2003, as transações adquirem novo fôlego, prevêem.
Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo, reforça a idéia de que o mercado está muito pouco propenso a assumir riscos agora -tanto do lado dos potenciais tomadores quanto dos credores. "Estão todos esperando para ver o que vai acontecer nos próximos meses", afirma.
A expectativa do empresariado é que o governo Lula cumpra os reiterados compromissos de ampliar o acesso ao crédito, incentivando assim a produção e gerando novos empregos -uma das marcas registradas da última campanha presidencial.
Farid Fares, publicitário, é um dos que passaram por um longo caminho até obter financiamento e espera que o processo se torne mais simples no futuro. Para conseguir sacar R$ 50 mil de uma linha específica destinada a pequenas empresas, o Proger, ele teve de esperar 18 meses.
"É difícil demais. Se o dinheiro fosse essencial para a empresa, eu teria fechado as portas nesse período. Fiz quatro projetos diferentes, sentia-me um palhaço diante das negativas dos gerentes", diz.
Mas em Porto Alegre, a pequena empresária Cleo Silveira afirma que não teve muita dificuldade para emprestar o mesmo valor na mesma linha de financiamento. "Demorou um mês e meio, com um projeto bem estruturado mostrando o impacto no faturamento." Silveira diz cogitar a hipótese de fazer um novo empréstimo, "mas só depois de os juros baixarem", completa.



Texto Anterior: Prefeitura e Estado atendem os pequenos
Próximo Texto: Franchising: Cabeleireiros anunciam expansão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.