São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002


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FRANCHISING

Mesmo com concorrência acirrada, grandes redes internacionais planejam crescer

Cabeleireiros anunciam expansão

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As franquias de salões de cabeleireiros continuam se expandindo, apesar da abertura desenfreada de salões populares nos últimos anos -os conhecidos "cortes a R$ 5"-, sobretudo em grandes cidades como São Paulo.
Um exemplo é a Mod's Hair Paris, de origem francesa e com 400 salões no mundo: com duas franquias abertas na capital paulista, planeja crescimento para 2003.
"Passamos por uma reestruturação e retomamos o sistema de franchising com o objetivo de ampliar a rede, principalmente na capital e no interior", afirma a gerente de franquias Laiz Preziosi.
Outra rede de salões francesa, a Jean Louis David, também busca entrar nas regiões Centro-Oeste e Sul, além da capital paulista e do interior. "Só não planejamos ir para o Norte ou o Nordeste", conta Elizabeth Maltot, administradora do centro técnico da rede.
Com mil salões pelo mundo, a Jean Louis David foi comprada há poucos meses pelo grupo americano Regis Corporation, que já possuía 8.500 salões. Segundo Maltot, "a marca e o know-how não sofrerão nenhum tipo de mudança com a incorporação".
Já a rede Deville está atualmente passando por uma mudança estrutural para se transformar em franqueadora da marca. Anteriormente, os 19 salões -todos na cidade de São Paulo- funcionavam como uma sociedade. A área comercial da marca diz que até dezembro o novo sistema estará pronto para funcionar.
Mas nem todos estão otimistas. Para o gerente de franquias da rede Jacques Janine, Luiz Roberto Viana Jr., "as possibilidades em São Paulo já se esgotaram". Por isso a franqueadora está buscando outras regiões: as metas agora são o Nordeste, o Centro-Oeste e o Norte. (ISABEL CASTRO)


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