São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRIBUTOS

Decisão provisória suspende cobrança retroativa para excluídas do Simples
Três produtoras de vídeo de pequeno porte, excluídas do regime do Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte), obtiveram na Justiça a suspensão da cobrança retroativa determinada pela Secretaria da Receita Federal.
A decisão, proferida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, é provisória, mas abre precedente para firmas que discutem a questão na Justiça Federal.
A retroatividade da cobrança é o ponto mais polêmico do ato da Receita que excluiu, no ano passado, cerca de 80 mil firmas do Simples. Para a Receita, empresas que estavam em dia com o Simples tornaram-se devedoras com o novo enquadramento.
A medida é questionada por especialistas, que afirmam que os efeitos da exclusão não podem ser retroativos em razão do princípio constitucional da anterioridade. "Cassar a retroatividade é o que melhor traduz a lei", diz Gilson Rasador, tributarista. (FREE-LANCE PARA A FOLHA)


Texto Anterior: Feira: Escolar traz "materiais-brinquedos"
Próximo Texto: Golfe: Falso e-mail da Serasa copia dados bancários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.