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São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003


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NEGÓCIO EM FOCO

Massa congelada quer espaço do pão francês

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ao acordar pela manhã, em vez de ir à padaria, o consumidor prepara o pão em casa. Apostando na introdução desse costume, fabricantes de pães congelados querem ganhar espaço nos freezers dos supermercados e também em bares, mercearias, lanchonetes e hotéis.
A margem de lucro é um dos atrativos para as empresas que adquirem esse tipo de produto, segundo as fabricantes Massa Gelada e Brico Bread, principalmente nos pães mais elaborados. Já com o pão francês, a margem é menor. A caixa com 120 unidades (pedido mínimo no atacado) é vendida por R$ 18 -custo unitário de R$ 0,15.
Grande parte das redes de supermercados substituiu a venda de pães tradicionais, feitos em suas padarias, pelos congelados. A área utilizada para a fabricação simplesmente desapareceu. No grupo Pão de Açúcar, o pão congelado está presente em 236 lojas da rede em SP e no RJ.
Para comerciantes de menor porte, as massas também podem ser vantajosas, pois ficam em estoque por até seis meses. "Abrimos cedo, e às vezes a padaria está fechada. Resolvemos o problema com os congelados", diz Sérgio Arno, dono do restaurante La Vecchia Cucina.
Segundo o presidente da Massa Gelada, Ernane de Cerqueira César, "a terceirização da fabricação de pães é inexorável".
"Isso vai atender a uma fatia de mercado, mas não vai eliminar o pão feito e assado na hora", contesta o presidente do Sindipan (sindicato da indústria de panificação), Frederico Maia.
(RICARDO LISBÔA)


Brico Bread: 0/xx/11/4612-0172; Massa Gelada: 0/xx/11/6244-4558


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