São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010


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Franquias aportam no país

Cerca de 120 redes devem ser abertas no Brasil neste ano, segundo a ABF

Faturamento do setor deve crescer de 15% a 16% em 2010; marcas estrangeiras buscam parcerias no Brasil

Karime Xavier/Folhapress
A empresária Juliana Monteiro na Glitzmania, salão de beleza infantil que começa a se expandir neste ano por franquias

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

No ano passado, sob a névoa da crise econômica, o setor de franquias cresceu 14,7% em faturamento, atingindo R$ 63 bilhões. O PIB teve retração de 0,2%.
Em 2010, a expectativa do setor é menos ambiciosa quando comparada à projeção de crescimento de 6% do PIB, mas ainda assim superior à da média da economia no país. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), haverá aumento na receita entre 15% e 16%.
Parte do impulso vem da abertura de unidades de redes já consolidadas. Mas o empurrão também vem de empresas que aderiram ao sistema de franchising recentemente -no total, o setor somou 1.643 delas no ano passado, sendo 264 delas estreantes. A previsão é chegar a 120 novas redes até o fim deste ano, de acordo com o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo. A consultora especializada em franquias Claudia Bittencourt aposta em um número maior de marcas lançadas em 2010 -cerca de 250 redes.
A perspectiva se justifica não apenas pela atenção que o país conquista lá fora -atraindo estrangeiros dispostos a expandir negócios por aqui. No Brasil, as empresas também se mobilizam em busca de mais mercado e de expansão da marca -entre elas a Glitzmania, salão de cabeleireiros para crianças.
Com duas lojas próprias, a expectativa é contar com três franqueados dispostos a investir R$ 270 mil e com previsão de retorno em 33 meses, até o fim do ano, diz a sócia Juliana Monteiro, 34. "Quero começar neste ano, mas devagar", sinaliza.


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