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São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003


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FRANCHISING

Saturação do mercado leva marcas a investirem em parcerias e em formatos alternativos

Redes planejam expansão agressiva

BRUNO LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Desenvolver formatos alternativos para suas franquias é a estratégia usada por redes que já conquistaram a maioria dos shoppings das principais cidades do país para continuar a expandir.
Durante a ABF Franchising Expo, feira que terminou ontem em São Paulo, grandes redes como Hering e Shell anunciaram estratégias agressivas de crescimento. Sem estande na feira, o grupo Accor aproveitou a semana para anunciar sua entrada no mercado de franchising, com as bandeiras Ibis e Mercure -as primeiras franquias hoteleiras do país.
O fast food Bon Grillê, que só atua em shopping centers, revelou que em agosto abrirá seu primeiro restaurante de rua, provavelmente no Rio de Janeiro. "Nos shoppings, não temos para onde expandir", afirma o coordenador de fast food, Breno Bromberg.
Em princípio, o formato não abrirá à noite e nos finais de semana, mas terá prioridade nos serviços de entrega em domicílio. São Paulo também deve ganhar uma unidade do tipo até o fim do ano.
Habib's e Bob's apostam nos formatos mais acessíveis. "Vamos atingir cidades menores e nichos dentro do mercado já explorado", diz João Augusto Penna, diretor de operações do Habib's, que, além de expandir o formato de entregas em domicílio 28 Minutos (que exige investimento de R$ 400 mil), lançará três modelos em faixas de preços menores.
O Bob's apresentou na feira seu novo formato "superminiloja", estrutura pré-fabricada em aço, com equipamentos como o passador de sanduíches redimensionados. O investimento (cerca de R$ 200 mil) é 50% menor do que o da loja tradicional. "Ele é ideal para praças, supermercados, postos de gasolina. E, se houver necessidade de mudar de ponto, toda a loja cabe em uma carreta", diz o diretor de franquias, Flavio Maia.
A Casa do Pão de Queijo diz que sua expansão também passa por locais alternativos, como faculdades e até laboratórios. De acordo com o diretor-presidente da rede, Alberto Carneiro Neto, todas as unidades do laboratório Delboni Auriemo ganharão uma franquia da Casa do Pão de Queijo. Quem já é franqueado terá preferência.
Com um mesmo franqueado, a Livraria Nobel e a Casa do Pão de Queijo vão abrir em São Paulo uma loja "meio a meio" -espécie de evolução dos quiosques de cafeterias dentro da livraria. A Nobel, que diz estar negociando parcerias com Dunkin'Donuts, Rei do Mate e Café Pelé, busca outros franqueados que queiram ter dois franqueadores nas novas lojas.
A Hering Store também ganhou uma versão mais enxuta -com redução de até 35% no investimento- para atuar no interior e em shoppings menores. Segundo Karin Hering, gerente de franquias, a intenção é abrir de 20 a 25 novas franquias em 2003 -50% delas no novo formato.
Nesta semana, a Shell dá início a uma nova fase de sua estratégia de expansão: com a assessoria da Guettá Franchising, selecionará seis franqueados "com perfil empreendedor" em um seminário em São Paulo (para se inscrever, acesse www.shell.com.br). O investimento vai de R$ 100 mil a R$ 200 mil para uma movimentação mensal de cerca R$ 800 mil.



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