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São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003


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CARTA DO LEITOR

Restaurante exige planejamento

"Um amigo e eu queremos abrir restaurante de frutos do mar em Curitiba (PR). Dado o contexto nacional de reformas, este é o momento certo para investir?"
Samuel Leme, 19, Curitiba, PR
 
Resposta
Segundo o consultor Paulo Tadeu Graciano, do Sebrae-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), "o mais importante é ter planejamento do negócio, capacidade gerencial e conhecimento do mercado".
Mário Fucks, diretor de comunicação do Sinhores-SP (hotéis, restaurantes e bares de SP), completa que o leitor deve primeiro descobrir se tem perfil para o negócio: "Gostar de tomar café é bem diferente de montar uma cafeteria. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro no momento, e frutos do mar são geralmente caros". Para dar certo, enumera, é preciso conhecer a região, o ponto comercial, a concorrência e os custos de publicidade da cidade.


Sebrae: www.sebraepr.com.br; Sinhores: presidencia@sinhores-sp.com.br

Como participar da seção: leitores com dúvidas sobre negócios podem enviar e-mail para negocios@folha.com.br


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