São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002


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MAPA DOS NEGÓCIOS

É preciso ver para empreender


Enxergar uma boa oportunidade em um país grande como o Brasil é um trabalho de peregrinação


Pesquisar muito e saber enxergar onde estão as oportunidades são os primeiros passos na hora de identificar um bom negócio. "É um trabalho de peregrinação", diz André Friedhein, sócio da Francap, consultoria especializada em franquias e em expansão de empreendimentos.
Como o custo de uma pesquisa exclusiva é inviável para a maioria das microempresas, existem dois pontos de partida para quem procura uma oportunidade: começar com um negócio já em mente e ver aonde ele é viável ou procurar nichos de mercado e então desenhar um plano de negócios.
Na primeira opção, deve-se identificar as variáveis críticas. "Se a idéia é montar um posto de gasolina, é essencial saber quantos carros passam em frente do ponto imaginado", exemplifica Tadeu Masano, da Estudos Empresariais. Na segunda, é fundamental checar as vocações do local, os incentivos governamentais oferecidos, e se existe como atender as necessidades e expectativas do público-alvo do negócio.
É muito mais fácil enxergar a oportunidade se o empreendedor já conhece o ramo e sabe como prover um serviço diferenciado do que já existe no mercado. "Achar uma deficiência no lugar onde a pessoa trabalha é uma excelente maneira de identificar um bom negócio", afirma Armando Lorenzo, professor da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.
Veja ao lado as sugestões de negócios indicadas por especialistas em todo o Brasil.

ACERTE O FOCO

Questione se você realmente quer e pode mudar de cidade. Se tiver dúvidas, concentre os esforços apenas na sua região.
Defina quanto tempo você está disposto a pesquisar e qual é a abrangência geográfica desse estudo.
Antes de começar, defina quais os tipos de negócios com os quais você tem afinidade e que estão ao alcance do seu bolso.
Enxergue oportunidades perto de você.
Não se deixe levar por uma "paixão à primeira vista".
Identifique quem será seu consumidor
-há negócios que precisam estar próximos ao seu público-alvo, enquanto outros dependem mais de incentivos governamentais ou infra-estrutura adequada.
Converse com seus potenciais consumidores, entenda as suas necessidades e analise se o seu produto realmente atende as expectativas deles.
Procure seus eventuais fornecedores
-em geral, eles entendem do negócio e podem dar boas dicas.
Vá atrás de casos de sucesso e de fracasso em negócios semelhantes ao que você pretende montar. Entenda por que um negócio deu certo e outro não.
Levante informações na internet e em livros técnicos, assim como em associações, federações, órgãos públicos e sindicatos.



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