São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOCIEDADE

Talento para gerenciar empresas nem sempre é transmitido no DNA


De cada 100 negócios familiares que são abertos, 30 chegam à segunda geração e só 5 à terceira
Estima-se em 5 milhões o número de negócios familiares no Brasil. Nas grandes empresas, eles somam 70%; nas micro e pequenas, 90%. Mas, de cada 100 empresas desse tipo que são abertas, 30 chegam à segunda geração e apenas 5 à terceira, segundo o Instituto da Empresa Familiar.
Sociedades constituídas por parentes tendem a ser mais vulneráveis. Envolvimento emocional, intimidade e informalidade podem dificultar o relacionamento profissional. Por outro lado, famílias bem estruturadas, sem históricos de desavenças, têm mais chances de sucesso no negócio.
Independentemente dos laços de sangue, ter ou não um ou mais sócios é um dos pontos mais polêmicos para quem quer abrir um negócio ou mesmo mudar o rumo de um que já existe. Não há uma fórmula mágica, mas alguns cuidados devem ser tomados antes de escolher um parceiro.
O sócio precisa ser alguém confiável, comprometido com o negócio e que te- nha valores e objetivos de vida compatí- veis com os do empreendedor. Conheça alguns conceitos que, pelo menos na teo- ria, norteiam a busca pela pessoa ideal.

A ESCOLHA DO PARCEIRO

Sócios devem ter características complementares, não iguais.
Grau de ambição, momento de vida, perspectivas, sede de poder e valores éticos devem estar em sintonia.
Inteligência emocional é fundamental.
Um bom amigo não é sinônimo de bom sócio.
Redobre as precauções se a idéia é unir-se nos negócios com cônjuge, namorado, ex-colegas de trabalho e familiares.

VOCABULÁRIO DE SUCESSO

Ambição
Companheirismo
Confiança
Credibilidade
Cumplicidade
Diálogo
Entendimento
Entusiasmo
Ética
Liderança
Moral



Texto Anterior: Mapa dos Negócios: É preciso ver para empreender
Próximo Texto: Na Prática: "Recomeçar é mais difícil do que começar"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.