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São Paulo, domingo, 09 de março de 2003


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Redes se adaptam ao modelo noturno

FREE-LANCE PARA FOLHA

A noite não é um bom negócio apenas para profissionais liberais. Redes e franquias descobriram o setor e começam a explorá-lo. Em uma volta por São Paulo durante a noite, já é possível encontrar várias lojas abertas por 24 horas.
Após relutar por um tempo, a rede McDonald's adotou esse modelo há cerca de um ano e meio. Hoje, possui 18 restaurantes com funcionamento ininterrupto e outros 34 que ficam abertos até as 5h na capital paulista.
"O resultado foi bem positivo. É um mercado promissor, que cresce a cada dia, conforme o público vai conhecendo nossa atuação", conta Roberto Martins, diretor de operações regionais da rede.
Os números comprovam o sucesso. Em 2002, 500 mil pessoas frequentaram os restaurantes da marca da meia-noite às 5h.
A rede de lanchonetes Habib's também aposta no filão. A empresa possui 204 lojas em todo o país, e 10% delas ficam abertas 24 horas. Nessas unidades, o movimento da madrugada representa cerca de 15% do faturamento total.
Próximo à ponte Cidade Jardim (zona oeste), a livraria Siciliano mantém uma filial 24 horas. Ao lado, uma mercearia e uma floricultura também funcionam no mesmo horário, criando um quarteirão que permanece movimentado durante a madrugada.
"A livraria registra a maior parte de seu movimento das 22h às 2h, quando quase todas as outras da cidade estão fechadas", afirma o diretor, Marcarian Martins.
"A rede achou que deveria atender esse público específico de São Paulo, que quer ter uma opção para ver livros, discos e tomar um café depois da meia-noite."
Mas nem tudo são flores. Martins alerta para os altos custos operacionais: "Pagamos seguranças, adicional noturno para funcionários, iluminação, limpeza. Não é uma loja simples de administrar. Mas o retorno é positivo".

Empreendedor
A criatividade é uma arma importante no atendimento em horários alternativos, opina o consultor Fernando Dolabela. "Em princípio, toda área pode ter mercado para lojas 24 horas."
Proprietária de uma farmácia de homeopatia e produtos naturais, Marcia Aparecida Gutiérrez, 38, parece ter ouvido as indicações. Percebeu uma oportunidade em sua área, e mantém a Homeopatia Sensitiva aberta 24 horas, oferecendo horários alternativos para as compras.
"A farmácia registrou um salto de crescimento. Hoje, 20% da receita vem dos horários noturnos."



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