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São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003


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EXPOMANAGEMENT

Dividida em exposição e congresso, feira teve presença de "gurus" internacionais

Tendência é redobrar foco no cliente

TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Três dias de duração, uma maratona de palestras e uma exposição com um pouco de tudo - de consultorias a escolas de formação executiva, passando por empresas de telefonia, de cosméticos e de brindes, entre outros setores.
Em meio à vastidão desse cenário, quem foi à edição 2003 da Expomanagement, realizada no Expo Center Transamérica, em São Paulo, na última semana, teve a oportunidade de garimpar as tendências atuais para agregar competitividade ao negócio.
O congresso, organizado pelo HSM Group, trouxe ao Brasil alguns dos consagrados gurus internacionais da área de gestão. Frank Maguire, Anita Roddick e Daniel Goleman foram algumas das presenças do evento, que teve público médio de 4.500 pessoas.
Apesar de muitas das palestras serem recorrentes e já conhecidas dos frequentadores de seminários focados em gestão, um dos diferenciais da edição 2003 foi a discussão em torno do relacionamento empresa-cliente, abordada no evento em diferentes esferas.

"Olho no olho"
De acordo com os especialistas, o atendimento impessoal pode estar com os dias contados e ser um dos fatores responsáveis pela dificuldade em obter resultados enfrentada por muitas empresas.
Num curioso ataque saudosista, o modelo ideal de relacionamento com o cliente retoma a esfera da relação personalizada, do "olho no olho", como disse Frank Maguire, vice-presidente da Federal Express (entregas rápidas).
As estratégias remontam às práticas da antiga padaria de bairro, onde a balconista conhecia todos os clientes pelo nome, sabia qual eram seus pães preferidos e tinha autonomia para dar vários "jeitinhos" a fim de agradá-los -de balas gratuitas para as crianças a descontos para os pais.
"As pessoas jamais esquecerão como você as fez se sentirem", disse Maguire. O conceito se repetiu nas palavras de Don Peppers, fundador da Peppers and Rogers Group: "Cuidem dos clientes, resolvam as coisas para eles, saibam quem eles são e exijam que seus funcionários também o saibam".
O discurso ganhou tempero brasileiro com a inclusão de palestras de ícones do mercado nacional nos painéis batizados de "Pensamento Nacional". O publicitário Washington Olivetto e as empresárias Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), Eneida Bini (Avon) e Luiza Helena Rodrigues (Magazine Luiza) foram as celebridades do formato estreante deste ano.


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