São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002


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Especialização conquista clientela

DA REPORTAGEM LOCAL

A prática de dar pequenos presentes remonta a um passado pré-colonial. Quando os portugueses atracaram em terras brasileiras, espelhos e tecidos serviram de "isca" para conquistar a simpatia dos povos indígenas.
"O brinde é sempre uma maneira de saudar alguém e convidá-lo ao convívio", afirma Mônica Sabino, 43, diretora comercial da Origem Jogos Diferenciados.
A empresa pesquisa jogos tradicionais e adapta-os às necessidades da clientela -formada basicamente por multinacionais como Microsoft e Texaco.
"Usamos os jogos antigos para valorizar a modernidade das empresas", comenta Sabino. Entre seus produtos, ela destaca um jogo característico da região Norte que a Vale do Rio Doce oferece a seus visitantes estrangeiros. "Os produtos são pensados para atender às necessidades específicas de cada cliente", explica.
Os brindes são hoje responsáveis por 80% do faturamento total da companhia, que também atua no varejo. "É o nosso carro-chefe. Graças a ele, estamos crescendo cerca de 50% ao ano", diz Sabino.
Para produzir agendas driblando o lugar-comum, a Ativa Editorial Gráfica se especializou em produtos temáticos. O catálogo inclui modelos com textos sobre anjos, zodíaco chinês ou feng shui, por exemplo, além de opções em papel reciclado.
"Como nossos concorrentes eram grandes, tivemos que inventar nosso próprio segmento, e nos aperfeiçoamos nele. Desde que ingressamos no mercado de brindes, em 1998, temos crescido 30% ao ano", esclarece o proprietário Roberto Bruno, 39.
Já a Scapaflow Modelismo Naval foi mais longe no quesito inovação e se especializou na produção de miniaturas de navios.
Produzidos artesanalmente pelo empresário Gilberto Pessina, os modelos são adquiridos por companhias navais que os utilizam para presentear visitantes e funcionários. "Cada peça custa, em média, R$ 100", diz Pessina.

Supérfluo
Já Sérgio Coroux, 60, sócio-proprietário da paulistana Módulo Arte, apostou em pedras personalizadas para conquistar um nicho no mercado empresarial. "São brindes duradouros. Utilizamos materiais como o cristal e o ferro gravados a raio laser", ressalta.
Apesar de atender a cerca de 1.800 pedidos anuais e manter o faturamento na casa dos R$ 80 mil aos R$ 100 mil mensais, Coroux considera que este não é o melhor momento para o mercado.
"Já ganhamos mais. Com a crise econômica, o brinde passa a ser encarado como supérfluo pelas empresas compradoras."


Onde encontrar: Ativa Editorial Gráfica, 0/xx/11/6602-3344; Módulo Arte, 0/xx/11/3872-2833; Scapaflow Modelismo Naval, 0/xx/ 115061-7257; Origem Jogos Diferenciados, 0/xx/11/3079-2794


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