São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002


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Além do capital inicial para abrir um negócio, empresário precisa de um bom planejamento

Sucesso exige mais que boas idéias

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O sucesso de uma empresa própria não depende apenas de boas idéias e do montante investido. São necessários muito planejamento, trabalho e criatividade para vencer no ramo.
Segundo o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Renato Andrade, as chances de o empreendedor dar certo dependem da capacidade de adaptar um bom projeto às necessidades do mercado, gerando lucro.
O primeiro passo para tanto é elaborar um plano de negócios. Em um país no qual cerca de 56% das empresas fecham até o terceiro ano de vida e 36% não ultrapassam o primeiro ano -de acordo com o Sebrae- colocar no papel tudo o que se pretende fazer, as expectativas e investimentos, torna-se primordial.

Antes de abrir
"Falta compreensão sobre os passos a serem dados antes da abertura do negócio. Apesar de o risco ser inevitável, ao seguir as etapas do plano o empreendedor deixa de ser visto como um aventureiro", explica Andrade.
Para o presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo, Júlio do Amaral Buschel, quem planeja abrir uma loja deve "estudar a fundo o assunto, pôr tudo no papel. Caso contrário, a pessoa não conseguirá enxergar a real dimensão do mercado no qual pretende investir".

Pontos e oportunidades
Como primeiro passo na elaboração de um plano de negócios, o empresário deve identificar regiões da cidade que possam ser alvo de seus serviços ou produtos.
Ao mesmo tempo, não pode deixar de levar em conta seus clientes e concorrentes.
A receita foi seguida à risca pelo sócio-diretor da Seven Idiomas, Steven Beggs, que diz ter realizado várias pesquisas antes de entrar no ramo de ensino de línguas.
Então integrante de um grupo de professores descontentes com a escola em que trabalhavam, Beggs reconhece que seu primeiro impulso foi o de abrir outro curso imediatamente. "Felizmente, contamos com o apoio de uma pessoa com formação em administração, que nos ajudou na elaboração de um projeto", diz.
O plano de negócios surtiu efeito. Ao inaugurar a primeira unidade, em 1987, a escola contava com 33 alunos. Em três anos o número duplicou. Hoje, a Seven possui cerca de 5 mil alunos, distribuídos em sete unidades.



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