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São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003


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ESTRATÉGIA

Entrega e "isca" na internet são as apostas

Faça a lição de casa e lucre na volta às aulas

DA REPORTAGEM LOCAL

A volta às aulas se anuncia, e, com ela, tem início o período mais lucrativo do ano para empresas ligadas à educação.
Mas, de olho na queda do poder aquisitivo da clientela, livrarias e papelarias têm desenvolvido uma série de estratégias para alavancar as vendas e garantir lucros até o Carnaval (veja dicas ao lado), período que mais concentra compras de material escolar.
Reduzir a margem de lucro, oferecer entrega gratuita e apostar na internet para fisgar mais compradores são algumas delas.
Com 18 lojas espalhadas na cidade de São Paulo, a rede Siciliano, por exemplo, reduziu sua margem de lucro para oferecer descontos de 10% a 15% em cerca de 60 itens de material escolar. Além disso, a rede decidiu buscar a clientela dentro das escolas.
"Estamos recebendo listas e fazemos entrega em até três dias. É um serviço direcionado aos pais ocupados, que não têm tempo de ficar procurando título por título", diz a gerente de marketing Regiane Helena Zambon, 28.
A rede Saraiva apostou na loja virtual para alcançar maior público em 2003. No endereço www.saraiva.com.br, a campanha de volta às aulas inclui listas de várias escolas do Brasil e permite parcelar em até cinco vezes as compras acima de R$ 150.
"A idéia é agilizar a aquisição de material escolar", comenta o diretor de compras, Ledo Camargo. Para atrair mais visitantes, o site também está sorteando uma viagem ao litoral. O sorteio faz parte da campanha de volta às aulas, mas para participar não é necessário fazer compras. "Queremos aumentar o número de acessos."
E até quem não é tão grande está recorrendo a estratégias para angariar público. A Papelaria Real, no centro de São Paulo, adotou pagamento em cinco parcelas e vai esticar o horário.
"Às vésperas do Carnaval estaremos funcionando das 8h às 20h e abrindo aos domingos e aos feriados. É uma maneira de atrair os compradores de última hora", explica a gerente Elaine Silva, 27.
Orçamento e entrega grátis são as ações da Papiros Bazar, de Mogi das Cruzes (SP). "O consumidor quer comparar preços", diz o proprietário Roberto Assi, 46.



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