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ESTRATÉGIA
Entrega e "isca" na internet são as apostas
Faça a lição de casa e lucre na volta às aulas
DA REPORTAGEM LOCAL
A volta às aulas se anuncia, e,
com ela, tem início o período
mais lucrativo do ano para empresas ligadas à educação.
Mas, de olho na queda do poder
aquisitivo da clientela, livrarias e
papelarias têm desenvolvido uma
série de estratégias para alavancar
as vendas e garantir lucros até o
Carnaval (veja dicas ao lado), período que mais concentra compras de material escolar.
Reduzir a margem de lucro, oferecer entrega gratuita e apostar na
internet para fisgar mais compradores são algumas delas.
Com 18 lojas espalhadas na cidade de São Paulo, a rede Siciliano, por exemplo, reduziu sua
margem de lucro para oferecer
descontos de 10% a 15% em cerca
de 60 itens de material escolar.
Além disso, a rede decidiu buscar
a clientela dentro das escolas.
"Estamos recebendo listas e fazemos entrega em até três dias. É
um serviço direcionado aos pais
ocupados, que não têm tempo de
ficar procurando título por título", diz a gerente de marketing
Regiane Helena Zambon, 28.
A rede Saraiva apostou na loja
virtual para alcançar maior público em 2003. No endereço
www.saraiva.com.br, a campanha de volta às aulas inclui listas
de várias escolas do Brasil e permite parcelar em até cinco vezes
as compras acima de R$ 150.
"A idéia é agilizar a aquisição de
material escolar", comenta o diretor de compras, Ledo Camargo.
Para atrair mais visitantes, o site
também está sorteando uma viagem ao litoral. O sorteio faz parte
da campanha de volta às aulas,
mas para participar não é necessário fazer compras. "Queremos
aumentar o número de acessos."
E até quem não é tão grande está
recorrendo a estratégias para angariar público. A Papelaria Real,
no centro de São Paulo, adotou
pagamento em cinco parcelas e
vai esticar o horário.
"Às vésperas do Carnaval estaremos funcionando das 8h às 20h
e abrindo aos domingos e aos feriados. É uma maneira de atrair os
compradores de última hora", explica a gerente Elaine Silva, 27.
Orçamento e entrega grátis são
as ações da Papiros Bazar, de Mogi das Cruzes (SP). "O consumidor quer comparar preços", diz o
proprietário Roberto Assi, 46.
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