UOL


São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negociação pode ficar mais fácil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A concentração de empresas de um mesmo setor em uma região pode facilitar também o contato com os fornecedores e ajudar no escoamento da produção.
De acordo com o consultor René Werner, clientes e fornecedores tendem a preferir atuar localmente a fim de se relacionar melhor com os produtores.
O empresário Emerson Antônio Botero confirma: para ele, a existência do pólo produtor de bichos de pano em Tabatinga abriu um canal de comunicação com fornecedores. "Graças a isso me uni a dois empresários para comprar matéria-prima e tive uma redução de 12% no preço devido ao maior volume adquirido."
Outra vantagem é a possibilidade de conseguir benefícios, como redução de impostos e obtenção de linhas de crédito ou subsídios para a instalação da indústria.
Para o consultor do Sebrae Gerson Braz, mais do que incentivo fiscal, deve-se observar o papel do Estado ou do município como estimulador no campo de pesquisa e de formação de trabalhadores.



Texto Anterior: Obstáculos conduzem à cooperação
Próximo Texto: Estratégia: Faça a lição de casa e lucre na volta às aulas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.