UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro parceiro é submetido a sabatina

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os interessados em fornecer produtos para as marcas próprias das grandes redes de supermercados, além de terem preço competitivo, também precisarão se submeter a uma verdadeira sabatina. É comum os varejistas contratarem consultorias para avaliar diversos aspectos dos fornecedores.
No Carrefour, para que uma empresa se habilite a produzir itens da marca multinacional, ela precisa passar por uma auditoria que engloba pelo menos 12 quesitos, como o tratamento de efluentes e a erradicação do uso de mão-de-obra infantil e de alimentos transgênicos na produção .
"A questão do preço é relativa, precisamos manter equilíbrio com a qualidade também", explica o gerente nacional de marcas próprias da rede, Maurício Ribeiro. Segundo ele, as principais categorias de mercadorias disponíveis nas gôndolas já são atendidas por marcas próprias, mas o Carrefour está "sempre aberto a novas propostas" de industriais.
A rede Wal-Mart também realiza auditorias com seus futuros fornecedores. Entre os critérios avaliados, estão a capacidade produtiva, o controle de qualidade, a logística, a distribuição e a saúde financeira do parceiro. Também são feitos exames em todos os produtos para atestar a qualidade.
Atualmente, a rede Wal-Mart possui cerca de 180 fornecedores de produtos de marca própria. Desses, 80% são considerados de pequeno ou de médio porte.


Texto Anterior: Pequenos são maiores fornecedores
Próximo Texto: Franchising - Tecnologia 1: Fran's Café oferece acesso gratuito à internet sem fio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.