São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011


Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Exportação de pequena e microempresa sobe 62%

Com real forte, companhias reduzem margem de lucro por mercado externo

Silvia Zamboni/Folhapress
O empresário Mervyn Lowe com software produzido para exportação

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

De 2009 para 2010, as micro e pequenas empresas apoiadas pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) apresentaram aumento de 62% no valor exportado ""que passou de R$ 2,1 bilhões para R$ 3,4 bilhões.
No mesmo período, as exportações brasileiras foram de R$ 247,9 bilhões para R$ 327 bilhões ""o que corresponde a 32% de incremento.
Apesar do aumento no valor exportado, o número de micro e pequenas empresas auxiliadas pela Apex no comércio internacional diminuiu de 1.762 para 1.723.
"O crescimento no valor se deve à melhoria na qualidade dos produtos enviados pelas empresas brasileiras", diz Rogério Bellini, diretor de negócios da Apex-Brasil.
Para o presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, as sucessivas quedas no valor do dólar têm afastado micro e pequenos empresários da exportação.
Com a moeda brasileira forte, o preço dos itens nacionais perde competitividade em outros mercados. Castro diz que o número de pequenos empreendimentos que vendem ou operam em outros países tende a diminuir se a estrutura cambial brasileira for mantida.
O medo de perder a fatia de mercado faz com que empresários optem por diminuir a margem de lucro da produção escoada para o exterior.
Espalhados em 17 países, os consumidores dos softwares educativos produzidos pela P3D pagam os mesmos preços de antes da crise econômica mundial, apesar da alta do real frente ao dólar.
A previsão de vendas diminuiu cerca de 15%, segundo o CEO da empresa, Mervyn Lowe, 45. Ele diz ter reduzido a margem de lucro das exportações e que tem "sorte" por fabricar softwares, que têm pouco custo fixo atrelado, como o de matéria-prima.
"É melhor continuar a vender sem ganhar nada e manter a clientela", considera o executivo brasileiro.


Próximo Texto: Foco agora é no mercado interno
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.