São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002


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FRANCHISING

Prêmio da entidade teve como surpresa a inclusão de todos os candidatos à certificação

37 franquias recebem o Selo da ABF

DA REDAÇÃO

Em meio a comemorações pelo sucesso do sistema de franquias no Brasil nos últimos anos, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) realizou, na terça-feira passada, a entrega do "Prêmio ABF Destaque Franchising 2002" e do "Selo de Qualidade ABF".
De acordo com o presidente da ABF, Gerson Keila, que foi reeleito para continuar na presidência da associação, um dos indícios da expansão do franchising no país é a receita da própria ABF, que passou de R$ 900 mil, em 2000, para R$ 2,2 milhões, em 2002.
Hoje, segundo a entidade, o sistema reúne cerca de 600 empresas franqueadoras e 53 mil unidades de franquia, gera 350 mil empregos diretos e possui um faturamento anual de R$ 25 bilhões.
Seis categorias concorreram ao Prêmio ABF: personalidade, franqueador, franqueado, jornalismo (revista e jornal) e trabalho acadêmico. Entre os vencedores, estão O Boticário (franqueado), Imaginarium (franqueador) e Banco do Brasil ("personalidade").

Satisfação
Já o Selo de Qualidade ABF foi entregue a todas as 37 redes de franquias que concorreram ao prêmio -e não a 27, como fora inicialmente anunciado. Foram premiadas empresas de diversas áreas, como alimentação, educação, vestuário e decoração.
"Adotamos critérios mais rigorosos e notamos um aumento de três pontos percentuais no índice de satisfação dos franqueados, em relação ao ano passado: 94% deles disseram que comprariam novamente a mesma franquia", afirma o presidente a Comissão de Ética da ABF, Robinson Shiba.


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