UOL


São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedidos de arbitragem crescem 167% em 2002

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O número de pedidos de arbitragem (mediação, com valor judicial, de acordos entre partes em desavença) enviados por franqueados e franqueadores ao Caesp (Conselho Arbitral do Estado de São Paulo) passou de 15, em 2001, para 40, em 2002.
Das solicitações de 2002, cinco se tornaram processos efetivos de arbitragem. Em 2001, nenhuma se consolidou. "É comum as partes se acertarem antes de instaurar o procedimento", diz o presidente do Caesp, Cássio Ferreira Neto.
As solicitações, segundo ele, geralmente têm dois motivos. Ou o controlador da marca se queixa de que o franqueado não atingiu alguma meta ou, no momento da renovação do contrato de franquia, as partes não chegam a um acordo sobre os novos índices.
Proporcionalmente, 70% das queixas são de franqueadores contra franqueados. O contrário acontece em 30% das solicitações. Os conflitos aparecem com mais frequência em SP, no DF, em MG e no RS, respectivamente.



Texto Anterior: Lojas da extinta rede já possuem novas bandeiras
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.