São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM 2014

No ano do Mundial, iniciativas têm de trazer diferenciação

Novidades devem ser simples e cativar a curiosidade, dizem consultores

DE SÃO PAULO

Mesmo quem começar a se estruturar desde já para a Copa do Mundo no Brasil terá muito o que fazer em 2014. Empresários do setor de serviços e do comércio, sobretudo, poderão lucrar com o evento em ações pontuais.
Durante o Mundial é recomendável que restaurantes e bares mudem os cardápios, personalizando-os. Lojas podem oferecer brindes com a marca associada à Copa.
Como o volume de oferta de produtos temáticos será muito grande no período, é fundamental estabelecer estratégias de diferenciação. A principal preocupação é unificar as vontades da empresa e do público-alvo.
"O cliente deve ficar curioso com as novidades, e a ação deve intrigá-lo", diz Rodrigo Lino, da Art Office Design.
Uma dica é aproveitar esta Copa como laboratório para testar as ações.
É o que faz a rede Drogaria São Paulo, que oferece a seus clientes brindes como bolas de futebol, bonés e baldes de pipoca personalizados para o evento, em compras de produtos de higiene e perfumaria acima de R$ 40.
A calçadista J. Gean lançou um par de sapatos com a bandeira do Brasil e observou com a proximidade da Copa da África do Sul um incremento nas vendas.
"Essas iniciativas de promover o nacionalismo estarão em alta na moda em 2014, pode ser uma oportunidade repeti-las", afirma Everton Lourenço, 27, gerente comercial da empresa.
Alguns cuidados, contudo, devem ser tomados. Ações difíceis e que exijam muito tempo do consumidor devem ser evitadas, pois podem acabar por afastá-lo.
Outra questão refere-se ao cumprimento de regras. Expressões como Copa do Mundo e Seleção nos produtos são exclusivas dos patrocinadores oficiais. As cores verde e amarela, porém, são de uso público.
Um risco a ser avaliado é associar a marca a algum atleta que venha a ter desempenho insatisfatório, refletindo negativamente na imagem da empresa.
(BB)


Texto Anterior: Logotipo sai em julho, e mascote, apenas em 2012
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.