São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para não se frustrar com a burocracia e as restrições impostas, é preciso avaliar bem os planos

Escolha do seguro requer cuidados

DA REDAÇÃO

Quem não pode contar com salário fixo tem maior preocupação com imprevistos (como acidentes), mas isso não quer dizer que basta assinar o contrato com uma seguradora para estar livre de problemas. É preciso saber escolher bem o produto.
"Há apólices que só cobrem o valor quando você fica internado. Se tiver um problema de coluna e não puder dirigir ou se movimentar, fica na mão", diz o consultor Claudemir Galvani.
Luís Humberto Rojas Otto, da Prudential Bradesco Seguros, lembra que nem sempre as cláusulas são claras o bastante.
"Cerca de 90% das reclamações na área de seguros são referentes ao contrato, que não são de fácil compreensão. É aconselhável recorrer à Susep [Superintendência de Seguros Privados do Ministério da Fazenda" para se informar e nunca assinar um contrato com dúvidas."
O casal Roberto Rensi de Mello, 32, e Vanessa Fernandes, 32, otorrinolaringologistas, presta serviço em hospitais e tem consultório. A insegurança levou-os a optar pelo seguro. "É um gasto a mais, mas uma forma de pagar as contas numa eventualidade. Só que é preciso atentar para cláusulas que às vezes exigem comprovação de fatos que não há como provar", diz Mello.

Reincidente
"Temos de pensar em tudo, qualquer um está sujeito a um atropelamento ou a uma crise de estresse, por exemplo", concorda Jorge Luiz Amancio, 33, administrador de banco de dados, que adquiriu uma apólice.
O corretor de seguros Wantuil Novaes que o diga. Ele teve de recorrer à proteção por duas vezes seguidas. "Fiquei afastado por 60 dias devido a uma cirurgia. Quando terminava a recuperação, quebrei um dedo e tive de acionar o seguro de novo."
Nem todos, porém, podem fazer esse seguro. As companhias listam profissões que, por serem consideradas de maior risco, estão excluídas da cobertura.

Susep: www.susep.gov.br ou 0/xx/11/223-5569.


Texto Anterior: Idade e ganhos definem o valor da contribuição
Próximo Texto: Investir valor a ser gasto com plano é opção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.