São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 2006


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SERVIÇOS: COMO MELHORAR AS VENDAS

1
°PLANO ESTRATÉGICO

°Na avaliação do professor Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, é imprescindível que o empresário construa um pensamento estratégico de seu negócio baseado em duas vertentes principais: a eficiência e a eficácia. Segundo ele, a eficiência de uma empresa é analisada sob o aspecto interno -seus pontos fortes e fracos- e no tempo presente. Já a eficácia é vista sob a ótica futurista, na qual são estudadas as oportunidades ou as ameaças do entorno do estabelecimento. Almeida adverte que o plano em si não resolve o problema, mas, "se ele passar a agir estrategicamente, aprenderá a mudar a atitude"

2
°DIFERENCIAL

°O professor explica que toda empresa precisa ter um diferencial, seja no atendimento, seja num produto específico. Como o ramo de Silveira é o de piscinas, o consultor sugere a comercialização de produtos inter-relacionados, como um tipo de aquecedor solar desenvolvido na USP. Outras opções: ozonizadores para o tratamento da água e colas aquáticas. "Ele pode contar com a ajuda de incubadoras", destaca. Como diferencial de sua loja, Silveira expõe que iniciou uma loja virtual que "caminha bem". "Vendo para outros Estados, sempre com pagamento antecipado ou cartão de crédito. Assim, não corro o risco de levar calote", conta

3
°FINANÇAS EM ORDEM

°Silveira admite que 2006 foi um ano muito difícil e que só agora conseguiu se reestruturar e ficar em dia com os fornecedores. O professor alerta o empresário sobre o risco de apelar para o cheque especial em situação de crise. "A taxa de juros é absurda e não vale a pena se endividar assim." Outra sugestão é manter em dia uma planilha com as entradas e as saídas de dinheiro da loja

4
°DOIS VENDEDORES

°É aconselhável que haja dois tipos de vendedor: o interno e o externo. O primeiro deve ser assalariado e constantemente motivado com prêmios e homenagens. Já o vendedor comissionado deve ser externo e esporádico. A comissão, destaca, nunca deve ser sobre o valor de venda, mas sobre o valor da margem de lucro. "Se ele ganha sobre a venda, quem perde é o empresário, pois vai querer diminuir o preço para vender mais. Se ele ganhar sobre a margem, entretanto, estará do lado do patrão, já que, quanto melhor ele vender, mais vai embolsar", ensina

5
°ESTOQUE DIVIDIDO

°Almeida sugere que o empresário invista em parcerias e venda produtos em consignação. "Se um empresário puder utilizar o estoque do outro, terá menos produtos guardados e, conseqüentemente, diminuirá o risco de ter dinheiro parado", explica


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