UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda irregular e pressão da rede causam atritos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Entre os conflitos mais comuns entre franqueados e franqueadores, está a venda de produtos não permitidos pela rede. "Em geral, isso acontece porque o preço do franqueador não está competitivo", avalia Fernando Campora, diretor de estratégia do Grupo Cherto.
Outra situação comum é o franqueador "empurrar" produtos ao franqueado, fazendo-o comprar mais do que realmente pode vender.
Segundo pesquisa da Vecchi & Ancona Consulting, são justamente processos internos mal pensados que desgastam relações dentro da rede, a começar por seleções pouco rigorosas de novos parceiros na franquia.
"Há franqueado que coloca na cabeça que seu negócio vai ser um sucesso e nem pára para ler o contrato", critica Paulo Ancona, sócio da consultoria. "O franqueador deve chamar a atenção para todos os itens do contrato."

Texto Anterior: Desavenças levam franquias à Justiça
Próximo Texto: Disputas são resolvidas por árbitros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.