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"Perder para ganhar" é estratégia para vender
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Em alguns produtos, vale a pena baixar a margem de lucro para
ganhar em volume de vendas.
"Analise a margem de contribuição -ou seja, quanto cada item,
mercadoria ou serviço gera para
pagar as despesas fixas- a fim de
determinar a movimentação necessária para cobrir todos os gastos e gerar lucro, o que chamamos
de ponto de equilíbrio operacional", recomenda Renato Cotta de
Mello, da UFRJ.
Em seus 42 anos de existência, a
Doceira Holandesa sempre optou
por cobrar mais caro pelos bolos
"especiais" do que pelos "simples". Para ganhar competitividade e volume, Peter Thyssen, dono
da marca, adotou preços médios e
uniformizou a tabela -agora, todos os tipos de bolo custam R$ 32
o quilo. "Perdemos um pouco da
rentabilidade nos doces mais caros, mas ganhamos nos outros."
Outra estratégia adotada pela
doçaria consiste em colocar a cada mês um produto em oferta, para divulgá-lo. "Mas sem deixar de
recolher uma margem de lucro",
ressalva o empresário.
Vendas
Contudo, não basta baixar preços. É preciso ficar atento e monitorar a evolução das vendas em
relação à alteração na etiqueta. Isso porque algumas mercadorias e
serviços não vendem mais, mesmo que fiquem mais baratos.
"Não adianta um supermercado de bairro baixar a margem sobre o açúcar. Ninguém vai comprar mais", alerta Claudio Felisoni de Angelo, da FEA-USP. "Já
achocolatados ou sabonetes de
qualidade podem ter demanda
reprimida num supermercado da
periferia. Um pequena ajuste na
etiqueta aumenta o consumo."
Para os especialistas, o empreendedor só descobrirá se a alteração no preço mudará a demanda buscando o máximo de
informação que conseguir e colocando o "umbigo no balcão".
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