São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008


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BRINDE AO SUCESSO

Só fama não assegura o sucesso nos negócios

Boa gestão da firma é o principal meio para a iniciativa perdurar

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de a fama do dono ser um ingrediente diferenciado para fazer com que o empreendimento atraia a atenção do público, ela não assegura sucesso.
Boa gestão, persistência e inovação são elementos fundamentais que devem estar atrelados a qualquer iniciativa.
O professor de empreendedorismo da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) Tales Andreassi cita como exemplo o Planet Hollywood, uma lanchonete no estilo do Hard Rock Café.
Co-fundada em 1991 pelos astros de cinema Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e Demi Moore, a empresa chegou a pedir concordata em 2000.
"Não há nome famoso que salve uma má administração. O cliente vai para ver se fulano está lá, mas só volta se o serviço for bom", afirma Andreassi.
Para a celebridade, acrescenta, é importante que seja assídua em seu empreendimento e convide outros famosos.
Mas, mais do que simplesmente emprestar o nome, Marcus Andrade, diretor de serviços do Instituto Endeavor, aconselha o famoso a investir em um estabelecimento que leve traços de sua personalidade. "Do contrário, a pessoa pode perder a credibilidade", alerta.
Karin Rahal, irmão e empresário de Sabrina Sato, teve esse cuidado. Antes de lançar a irmã como garota-propaganda do Depil K, salão de beleza administrado pela família, esperou o empreendimento decolar.
"E se o negócio não desse certo, e se tivéssemos algum problema? Poderia afetar a imagem da Sabrina, que é o negó-cio maior", explica Rahal.
Com um ano, o Depil K se prepara para abrir unidades e usar na divulgação a imagem de sua sócia mais famosa, que afirma ser usuária do salão.

Lápis na mão
Já para as celebridades que participam da gestão, as dificuldades para abrir o negócio são iguais às de todo empresário.
A atriz Maria Fernanda Cândido, 33, fundou com outros sócios, em 2004, a Casa do Saber, que promove cursos livres.
Ela lembra que em 2003 "trabalhou duro": fez plano de negócio, procurou ponto, contratou profissionais. Isso tudo aliado à rotina de gravações. "Hoje são mais de 6.000 alunos em três unidades", orgulha-se.
Ela conta que participa de reuniões bimestrais e está a par da direção de todos os investimentos. E diz, como todo empresário de sucesso, que "cada vez mais a vida se resume à boa administração do tempo". (MCN)


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