UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003


Texto Anterior | Índice

MERCADO

Para desmitificar idéia de elitismo, designers apresentam materiais mais acessíveis e duráveis

Design inova para atrair pequenas

DA REPORTAGEM LOCAL

Desmitificar o design, tornando-o mais acessível às empresas de pequeno e de médio porte.
Com essa proposta, o Centro São Paulo Design e o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lançaram, neste mês, um catálogo de novos materiais que reúne aplicações de tecnologias e de processos desenvolvidos recentemente.
As novidades -todas surgidas na indústria ao longo dos últimos cinco anos- vão do couro vegetal ao inox colorido, passando pelo algodão geneticamente modificado (que floresce com fibras pigmentadas na tonalidade desejada pelo produtor).
O lançamento da publicação foi acompanhado da montagem de uma exposição com 22 produtos criados por designers e projetistas renomados para comprovar a utilidade dos novos materiais.
"A idéia é auxiliar pequenos e médios empresários a saber mais sobre as funções tecnológica e estética do design", observa Milly Tepperman, presidente do Centro São Paulo Design.
"É preciso tirar do design esse aspecto elitista, de que é algo caro e só para as grandes firmas. Queremos colocá-lo na pauta da pequena empresa, mostrando que representa diferencial competitivo para seus produtos", completa Marcelo Dini, do Sebrae-SP.
Entre os novos materiais apresentados, muitos seguiram a tendência de mais preocupação com o ambiente. Um exemplo é o Pano Gueto, marca de couro para revestimento produzido pela Gueto Ecodesign. Feito a partir da costura e da modulação de resíduos da indústria calçadista, ganhou aplicação na espreguiçadeira Lynx, projetada por Karin Wittmann Wilsmann.
Uma parceria entre a Formica e a Tergo Soluções em Imagens Digitais emplacou o conceito de que "substrato também decora", transformando a fórmica, conhecida como revestimento, em material-base para a fabricação de móveis que podem inclusive ganhar cores ou aplicações de imagens digitalizadas. (TATIANA DINIZ)


Texto Anterior: Fim de ano: Metade fez provisões para o 13º, diz Sebrae
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.