São Paulo, domingo, 30 de março de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAIXA VAZIO

Quitação de dívidas requer organização

Economizar e vender ativos são passos para saneamento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para que o empresário possa sanar dívidas -e sair das listas de maus pagadores-, identificar as causas que levaram à inadimplência é o primeiro passo.
Dessa forma, dizem os consultores ouvidos pela Folha, o empreendedor pode cortar o problema pela raiz.
"O planejamento ruim é a principal causa da inadimplência de pessoas jurídicas", afirma Alexandre Assaf, pesquisador da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras). Ele ressalta a importância de ter uma gestão estruturada.
"No passado, essa situação era atribuída à crise da economia. Mas não podemos mais dizer isso, porque não estamos em recessão", acrescenta.
Outra causa das dívidas de pequenas empresas é, para Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios, a falta de profissionalismo na administração. "É comum que o empresário misture suas finanças pessoais com as da empresa."

Ativos
Da mesma forma que cada doença requer um tratamento específico, as medidas a serem tomadas por firmas devedoras variam conforme o caso.
Se, por exemplo, a empresa, apesar de estar endividada, possuir ativos valiosos que não sejam utilizados, uma opção será se desfazer deles e usar o dinheiro para pagar os credores.
"Se a empresa é dona do prédio em que está instalada, pode vender a propriedade e alugar um espaço", exemplifica Lucio de Moura Netto, consultor da Evolve Gestão.
Outra solução é organizar o orçamento e cortar despesas. "Até o cafezinho pode ser economizado", diz Moura Netto.
"Concentrar todas as dívidas em uma única linha de crédito com juros menores também é uma saída", aconselha Leite.

Transparência
Mas o ideal, segundo Ronaldo Koloszuk, diretor da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), é não chegar à inadimplência. A negociação transparente com fornecedores é, para ele, a melhor saída, pois demonstra boa vontade e honestidade.
Moura Netto, da Evolve Gestão, ressalta que procurar conselhos de profissionais de gestão pode ajudar a recuperar as finanças da empresa.
Para ele, se as dificuldades financeiras fossem doenças, "a inadimplência seria como se a empresa estivesse na Unidade de Terapia Intensiva". (DB)


Texto Anterior: Cresce inadimplência de empresas
Próximo Texto: "Aconselho a jogar aberto com o credor"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.