Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo filme de Will Ferrell em espanhol

Por DAVE ITZKOFF
LOS ANGELES - Com ouvido sintonizado para captar vozes diferentes, e dotado de talento inato para imitar pessoas, Will Ferrell pode parecer alguém que teria facilidade natural para aprender uma língua estrangeira. Mas, por algum motivo, suas tentativas nesse sentido parecem causar dores de cabeça e nada mais.

Para se preparar para as férias em família no país de sua esposa, Viveca, Ferrell estudava sueco numa escola em Beverly Hills. "Continuei indo lá até que me perguntaram se eu toparia aparecer num folheto de propaganda da escola", contou. "Falei 'acho que não, obrigado'."

E houve a vez em que ele deveria ter passado o verão aprimorando seu espanhol (com o qual teve contato por três anos no colégio e dois semestres na faculdade) para seu papel em "Casa de Mi Padre", filme falado quase todo em espanhol, com legendas.

Ferrell recorda que, num telefonema com seus colaboradores antes do início das filmagens, "eles perguntaram: 'Como está seu espanhol?'. E eu disse 'nada bem. Nem sequer comecei.'"

Ele explicou: "Eu ia ouvir o Rosetta Stone (um software), mas não descobri como instalar no meu computador. Foi um desastre."

Apesar disso, com um pouco de esforço e algumas aulas particulares de último minuto, Ferrell -o único do elenco para quem o espanhol não é sua língua nativa-conseguiu fazer seu papel devido em "Casa de Mi Padre", uma comédia incomum.

O filme, previsto para chegar aos cinemas americanos em 16 de março, está muito distante de sucessos de público do ator, como "O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy" e "Ricky Bobby - A Toda Velocidade".

Rodado em 24 dias com orçamento de US$ 6 milhões, "Casa de Mi Padre" conta a história de Armando Alvarez (Ferrell), o filho pouco prestativo de um fazendeiro mexicano.

Sua virilidade é posta à prova quando ele se apaixona pela noiva (Genesis Rodriguez) de seu irmão, o atraente Raul (Diego Luna), e se envolve em um conflito violento com um chefão do narcotráfico (Gael García Bernal).

Se isso soa como a trama de uma telenovela, a ideia é exatamente essa.

"Por alguma razão", contou Ferrell, "percebi que seria bem engraçado se a piada não fosse o fato de eu falar um espanhol ruim, mas de eu na realidade falar o melhor espanhol que consigo e de tudo ser representado a sério".

Mas, mesmo com o envolvimento de Ferrell, cuja última comédia de ação ao vivo produzida por um grande estúdio, "Os Outros Caras", rendeu US$ 119 milhões nas bilheterias dos EUA em 2010, os criadores de "Casa de Mi Padre" pressentiram que o projeto não suscitaria muito interesse em Hollywood.

"O pessoal de marketing dos estúdios não quer nem saber do filme", contou Matt Piedmont, o diretor de "Casa de Mi Padre".

O filme foi financiado pela Nala Films, empresa de Santa Monica, na Califórnia, que já produziu trabalhos como "No Vale das Sombras" e "Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada".

Ferrell trabalhou 24 horas por dia com um professor particular para dominar o espanhol. "Foi apavorante", contou. "Houve um momento em que me perguntei 'em que eu fui me meter?'. É a parte instigante do nosso trabalho."

Gael García Bernal, que é mexicano, disse que a ideia de que o filme ironize seu país ou sua cultura nunca lhe passou pela cabeça.

"Se pararmos para julgar cada filme do mesmo modo, não haverá filme algum a salvo dos critérios morais mais elevados", ponderou o ator.

"'Casa de Mi Padre' é uma comédia e em comédias podemos tratar de temas delicados, também", acrescentou.

"Casa de Mi Padre" trata, basicamente, do tipo de homem-garotão que Will Ferrell é mais conhecido por representar, mas usa uma linguagem cinematográfica estranha aos filmes mais populares do ator. Sua estética é propositalmente suja e desarrumada.

Ferrell afirma orgulhar-se de ter apostado no filme e diz não estar preocupado com como ele pode afetar sua imagem.

A não ser, isto é, que "Casa de Mi Padre" convença os espectadores de que o ator dominou a língua em que o filme é falado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.