Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Fora dos palcos, cantor Lenny Kravitz é designer

Por STEVEN KURUTZ
Em 2003, Lenny Kravitz, que decorou vários de seus próprios apartamentos, levou a público seu amor pelo design, fundando a Kravitz Design. De lá para cá, essa empresa de Nova York, que trabalha com design residencial e comercial, já fez projetos que vão desde uma residência chique em Paris até caixas de delivery de um restaurante de sushi.

Kravitz comentou que existe uma impressão equivocada de que seu envolvimento no trabalho da empresa é diletante. "As pessoas muitas vezes se surpreendem ao saber que estou no local, usando capacete de trabalho", disse Kravitz, 47, durante uma folga de seu outro trabalho -músico que faz turnês. "Eu me envolvo completamente. Não haveria razão para fazer isso se eu não me comprometesse 100%."

Em sua obra mais recente, a empresa de Kravitz desenhou os espaços públicos e três unidades do edifício residencial de 47 andares Paramount Bay, em Miami. Sobram toques masculinos cujo objetivo é evocar "a sofisticação, mas o estilo divertido" do Brasil, onde Kravitz tem uma de suas quatro residências.

P.Como o design que você criou para o Paramount Bay reflete Miami?
R.Muitas pessoas tendem a pensar que, se seu apartamento não é em South Beach, não é nada. Mas na área central há um mundo inteiro acontecendo em Miami. Portanto, o design é elegante. O ambiente é mais urbano. E a ideia é incluir cores e texturas, não reproduzir a caixinha branca, típica de Miami.

P.Gosto do lustre no saguão.
R.Venho criando lustres há algum tempo. Já fiz dois para a Swarovski.

P.Você é conhecido pela estética do apartamento sofisticado para solteiros. Como você faz para criar espaços que sejam receptivos às mulheres ou às famílias?
R.Quando digo masculino, acho que isso não quer dizer apenas viril. Pode ser muito grande e ousado, mas sempre há um lado feminino.

P.O que você aprendeu com o passar dos anos, como designer?
R.Quando crio estes lugares, penso o design como se eu mesmo fosse morar neles. É preciso fazer de um jeito que você possa passar o dia inteiro no lugar e não sentir vontade de sair.

P.A casa de quem o impressionou quando você era garoto?
R.Joe Namath [ex-jogador de futebol americano] vivia do outro lado da rua; quando eu era garoto, olhava para dentro do apartamento dele. Era maravilhoso, com mesa de sinuca, lustres e espelhos -o máximo em matéria de apartamento de solteiro.

P.Como as pessoas que possuem várias casas distribuem suas coisas?
R.No Brasil, eu tenho instrumentos e livros. A mesma coisa em Paris, em Nova Orleans e nas Bahamas.

P.Alguma vez você em Paris procurou alguma coisa e falou "que chato, está no Brasil"?
R.Muitas vezes. Tenho que comprar coisas, porque tenho que colocar a coleção de livros aqui, a outra coleção ali. Mas não gosto de comprar coisas demais. Especialmente neste ponto da minha vida.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.