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Lada provoca nostalgia soviética na Finlândia

Por JOHN TAGLIABUE

HELSINKI, Finlândia - Risto Nykanen restaura antigos Ladas, os pequenos carros "quadrados" soviéticos que já foram o veículo familiar na Finlândia e hoje se tornaram peças de coleção.

"Tudo o que vinha da Rússia soviética era lixo", disse Nykanen, 47, explicando por que muitos finlandeses odeiam o Lada. Mas para Nykanen, que dirige uma empresa de importação de máquinas, o carro representa um capítulo nostálgico da história do país.

Fabricado desde o início dos anos 1970, o Lada é um símbolo da Guerra Fria, quando a Finlândia buscava um equilíbrio entre a União Soviética e o Ocidente.

Com o passar dos anos, enquanto os carros da Europa ocidental, dos Estados Unidos e da Ásia evoluíam com novos estilos e engenharia aperfeiçoada, o Lada não acompanhou o ritmo. Mas o modelo padrão transportava cinco pessoas e custava 40% menos que um Opel semelhante, por exemplo. Seu isolamento insuficiente oferecia pequena proteção contra os severos invernos finlandeses, deficiência que a Lada enfrentou com um aquecedor do tipo fornalha com ventilador.

"Ele tinha duas opções -quente ou extra-quente", disse Nykanen.

Introduzido na Finlândia em 1971, o Lada foi durante muito tempo um dos carros mais vendidos no país. As vendas atingiram o pico em 1998, com 15.390 veículos, cerca de 10% do mercado.

No fim do ano passado, o antigo importador do carro, Delta Auto Group, desistiu do negócio, dizendo que não vendia um único Lada desde 2009. Hoje, a Delta trabalha com os carros preferidos pelos finlandeses, como Kia, Mazda e Mitsubishi.

Para Nykanen, a popularidade e o eventual declínio do Lada refletem o rumo da história russo-finlandesa. Durante mais de um século, a Finlândia fez parte do enorme império russo e obteve sua independência após a Primeira Guerra Mundial.

Ela manteve um relacionamento cauteloso com seu vizinho. Mas com o colapso do comunismo a Finlândia se aliou ao Ocidente.

A Avtovaz, maior fabricante de carros russa, ainda produz o Lada. A indústria de automóveis francesa Renault, associada à Nissan, está tentando obter o controle da Avtovaz e espera fabricar alguns de seus modelos romenos Dacia na fábrica russa.

Em março, a Marussia Motors de Moscou, propriedade de investidores russos, anunciou um acordo com a Valmet Automotive, uma montadora finlandesa que produz o Fisker Karma híbrido, para fabricar um novo carro esportivo de luxo, o Marussia B2.

Denis Muravlev, porta-voz da empresa, disse que a companhia espera vender o B2 na Europa.

Nykanen calcula que restaram 15 mil Ladas na Finlândia. Depois do colapso da URSS, muitos russos vieram à Finlândia para comprar Ladas e levá-los para seu país -onde na era soviética tinham de esperar anos para conseguir um.

Nykanen dirige um Opel esportivo. Mas os equipamentos eletrônicos não lhe agradam. "Se uma bomba nuclear explodir, todos os microchips entrarão em pane", disse. E, dando tapinhas em um de seus Ladas, acrescentou: "Este é totalmente mecânico. À prova de bomba atômica".

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