São Paulo, segunda-feira, 04 de janeiro de 2010

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Como novo gerente, conheça a sua equipe

Por EILENE ZIMMERMAN

Dúvida. Você está começando em seu primeiro emprego no cargo de gerente. Quer ser levado a sério, mas também quer que sua equipe goste de você. Como definir o tom correto?
Resposta. Nos primeiros dias em sua nova função, marque uma hora para se reunir individualmente com cada pessoa de sua equipe. É a oportunidade de mostrar que você entende o papel de um gerente, que quer ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos e a ter sucesso em suas funções, disse Beth Banks Cohn, consultora de desenvolvimento de liderança em Nova Jersey (EUA) e coautora de "Taking the Leap: Managing Your Career in Turbulent Times... and Beyond" (Dando o salto: Administrando sua carreira em tempos turbulentos... e depois deles).
Como gerente, você precisa mudar de mentalidade, disse Simon Sinek, consultor de liderança em Manhattan e autor de "Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action" (Comece com por quê: Como grandes líderes inspiram todo o mundo a agir). Em vez de pensar em si mesmo como alguém que desempenha um trabalho, ele disse, veja-se como alguém que ajuda os outros a fazer o deles.
"Um dos grandes erros que os novos gerentes cometem é supor que têm de ser pessoas diferentes do que eram antes, e começam a se comportar como o novo xerife da cidade", disse Martha I. Finney, autora de "The Truth About Getting the Best From People" (A verdade sobre extrair o melhor das pessoas) e presidente da consultoria administrativa Engagement Journeys, em Santa Fé, Novo México.

Dúvida. Alguém que você supervisiona agora era seu amigo antes da sua promoção e está tendo dificuldade para vê-lo como gerente e não como um colega. Como você pode mudar isso?
Resposta. Vá almoçar com essa pessoa e explique que, embora você queira manter a amizade, o relacionamento no trabalho terá de mudar. Defina algumas regras básicas, disse Cohn, não fale sobre outras pessoas do departamento e não demonstre favoritismo por causa da amizade. Se alguém na sua equipe também se candidatou ao cargo de gerente e ressente o fato de você tê-lo conseguido, tenha uma conversa que aborde esses sentimentos.

Dúvida. Você pretende mudar a maneira como algumas coisas são feitas em seu departamento e acredita que as medidas serão benéficas. Mas adotar as mudanças imediatamente poderia ter um efeito negativo?
Resposta. A menos que o grupo ou departamento esteja em crise, tente não fazer muitas mudanças profundas imediatamente, disse Cohn. "Ser um bom gerente não tem a ver com o que você quer fazer; tem a ver com sua equipe", ela disse. "Concentre-se primeiro em conhecê-la."
Tenha em mente que, embora você seja novo no cargo, aqueles que você gerencia têm alguma experiência no deles, por isso evite tentar microadministrar. E lembre-se de que sua maneira de fazer as coisas não é necessariamente a melhor, disse Patricia Tedesco, presidente do Executive Training & Development Group, em Chalfont, Pensilvânia.
"Você precisa ter bastante confiança na sua equipe -e em si mesmo- para relaxar e acreditar que seu pessoal vai fazer bem o trabalho", ela disse.


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