São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saúde & Boa Forma

Treinando diferentes esportes

Por GINA KOLATA

A dúvida já assaltou vários atletas: será que o treinamento cruzado -praticar um segundo esporte, ou levantar pesos no dia de folga da corrida, do ciclismo ou da natação - melhora o desempenho no esporte primário?
A resposta pareceria ser um óbvio não. Se você quer ser um corredor melhor, precisa correr - de forma regular, consistente, com um plano de treinamento que o obrigue a aumentar gradualmente a distância e a velocidade. O mesmo vale para o ciclismo, a natação ou qualquer outro esporte de resistência.
Mas há uma corrente que diz que o treinamento cruzado é necessário e importante para quem deseja melhorar o desempenho e evitar lesões.
A ciência, porém, está longe de ser tão definitiva. E a resposta sobre os resultados do treino cruzado, se é que existem, depende do objetivo de cada um.
A orientação do Colégio Americano de Medicina Esportiva é fazer um pouco de tudo: exercícios que aumentem a frequência cardíaca, levantamento de peso, séries de alongamentos e exercícios de equilíbrio e postura.
Mas o propósito dessas diretrizes é a saúde global, e não o desempenho. Se seu objetivo for esse, dizem os pesquisadores, não está tão claro que o treinamento cruzado ajude. Hirofumi Tanaka, fisiologista do exercício na Universidade do Texas, em Austin, chegou a essa conclusão mais de uma década atrás, numa revisão de pesquisas publicadas sobre o tema.
Estudos entre atletas mostraram que apenas um fator importava em termos de desempenho: treinar aquele esporte.
Dois estudos mais recentes - um com corredores moderadamente em forma, e outro com corredores treinados - revelaram que a inclusão do ciclismo em um programa de corrida não melhorava o desempenho como corredor.
"Você pode manter sua capacidade cardiovascular com o treinamento cruzado, mas é extremamente difícil manter o desempenho quando você depende do treinamento cruzado", disseo fisiologista Tanaka.
"Isso é porque você está violando o princípio da especificidade do treinamento."
Se você está treinando para um esporte de resistência, os treinos aumentam a sua capacidade de executar o mesmo movimento várias vezes. Mas, não melhoram significativamente a força muscular de seu organismo.
Já levantar peso é exatamente o contrário - você faz poucas repetições com a meta de aumentar a força e tamanho da musculatura.
Um recente estudo norueguês com corredores experientes confirmou que o levantamento de peso pode melhorar o desempenho.
Um grupo fez agachamentos com pesos três vezes por semana, paralelamente à corrida. Outro grupo apenas correu.
O grupo do agachamento melhorou a eficiência da corrida e o tempo que conseguia correr sem chegar à exaustão.
Não se sabe por que o levantamento de peso pode melhorar o desempenho.
No entanto, os pesquisadores especulam que ele pode treinar fibras musculares de apoio nas pernas, permitindo que os corredores e ciclistas as usem para aumentar os músculos que ficam cansados.
Mas, outra dúvida é, se mesmo quando o treinamento cruzado não melhora o desempenho, ele pode previnir lesões? Willem van Mechelen, chefe de saúde pública e ocupacional do Centro Médico da Universidade VU, de Amsterdã, analisou dados sobre lesões recolhidos de vários atletas corredores e tentou desvendar os fatores correlatos.
Depois de algum tempo, ele concluiu que a única maneira certeira de evitar as lesões da corrida é não se aventurar a correr.


Texto Anterior: Acampamento de verão treina habilidades manuais

Próximo Texto: Observando trens, aprendendo a se conectar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.