São Paulo, segunda-feira, 07 de fevereiro de 2011

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ENSAIO

EILENE ZIMMERMAN

Promoção ao cargo de gerente: mais do que uma simples mudança

P. Você é muito bom em seu trabalho e, apesar de não ter pedido, foi promovido para um cargo de gerência pela primeira vez. Qual será a diferença de seu atual trabalho?
R. Passar a ser gerente é, na verdade, como mudar de carreira. "É um campo em si mesmo", diz Billie G. Blair, uma psicóloga organizacional e consultora de administração em Los Angeles. "Você fará coisas muito além de seus deveres no antigo emprego e terá de aprender a literatura, a linguagem e as técnicas de gerenciamento."
Tornar-se um gerente exige uma transformação completa de sua identidade profissional, diz Linda A. Hill, professora na Escola de Economia de Harvard e autora de "Becoming a Manager: How New Managers Master the Challenges of Leadership" [Tornando-se um gerente: Como os novos gerentes dominam os desafios da liderança].
"Seu sucesso depende de outros, tanto daqueles que você gerencia quanto de seus chefes e colegas", ela diz. "Você é um instrumento para que as coisas sejam feitas na organização trabalhando com e através dos outros, em vez de ser quem faz o trabalho."

P. Embora você queira fazer o melhor que pode, não se sente bem preparado. O que pode fazer para ter sucesso como gerente?
R. Peça a um gerente que você respeita para ajudá-lo a se orientar, diz Rich Wellins, vice-presidente sênior da Development Dimensions International, uma consultoria de administração de talentos em Pittsburgh.
"Conecte-se com aqueles que ainda estão nos primeiros estágios da carreira, como você, e encontre-se com eles regularmente. Pergunte o que eles acharam mais desafiador no primeiro ano", diz Wellins.

P. Existem certos tipos de pessoas que são ideais para a gerência?
R. Algumas pessoas são líderes naturais -boas para escutar as outras e ajudá-las a dar o melhor de si. "São pessoas que têm uma forte motivação para liderar, influenciar, fazer as coisas para os outros", diz Wellins. "Muitas técnicas de gerenciamento podem ser aprendidas, mas a disposição e a motivação para liderar- ou você as tem ou não."

P. E se você sempre quis ser um gerente, mas quando chegou lá detestou? Como não parecer idiota e voltar a fazer o que gostava?
R. Não se apresse -você vai levar de seis meses a um ano para saber o que acha. Nessa altura, faça uma avaliação para que possa articular por que talvez não queira mais esse cargo.
"Descubra especificamente tudo aquilo que você não gosta", diz Dawn Chandler, professora assistente de administração da Faculdade de Administração Orfalea, na Universidade Politécnica Estadual da Califórnia em San Luis Obispo. "Se são as pessoas, então você não é talhado para a gerência. Mas se é um problema que seu grupo está enfrentando e que provavelmente passará, ou um aspecto do trabalho como o orçamento, talvez você precise de uma reformulação do trabalho, e não de outro emprego."


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