São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

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Clubinho da moda

Por FIONA MACKAY

Quando o assento de Alice Ferraz foi substituído para dar lugar a um blogueiro no desfile da Calvin Klein, em Nova York, há quatro anos, ela teve uma ideia ótima.
O resultado foi a F*Hits.com.br, uma plataforma de blogs lançada em fevereiro, com 26 blogueiros da moda brasileira que atrai mais de 3,5 milhões de unique visitors por mês. Já tem duas vezes a audiência do site "Marie Claire Brasil", considerado um sucesso. F*Hits levou tempo para crescer, diz Ferraz, fundadora da Ferraz Moda, agência sediada em São Paulo.
Durante a primeira fase de desenvolvimento da internet, não havia número suficiente de brasileiros online. Então era preciso encontrar os blogueiros certos.
Agora, diz ela, os escritores online são uma mistura de educadores e formadores de opinião para a classe média em ascensão.
"Até mesmo o esmalte da Chanel não existia no Brasil um ano atrás. Agora, as meninas explicam porque o produto é melhor do que o esmalte da Colorama, que descasca depois de um dia", diz Ferraz.
"Enquanto alguns blogueiros falam sobre Louis Vuitton, as garotas mais ligadas ao mundo do luxo estão falando sobre Céline. Estão atuando como experimentadoras e ensinando seus leitores sobre essas marcas - mas de uma forma natural, totalmente amigável."
Cada blog usa um modelo básico do site, mas o conteúdo é pessoal e diversificado. Incluem desfiles de moda, posts sobre roupas, flashes sobre street style, tendências e tutoriais de make-up. Os blogueiros escrevem em português, mas alguns já tem versões em inglês.
O conceito de uma comunidade de blogs não se limita ao Brasil. A blogueira sueca Elin Kling criou o endereço nowmanifest.com no início deste ano, como uma plataforma do seu próprio site, o Stylebykling, e um elenco estelar de blogueiros internacionais.
No Brasil, Ferraz diz que o maior desafio é a indústria local. "Trabalhei bastante com jornalistas de moda e diretores de criação. Todos foram contra a ideia para a F*Hits. Mas, depois de alguns meses, concordaram que era genial."
O crescimento explosivo da internet no Brasil já atraiu cerca de 40% dos seus 190 milhões de cidadãos, e Ferraz vê como grande potencial da F*Hits as cidades que não sejam tão cosmopolitas como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Entre suas blogueiras, há uma gaúcha de Porto Alegre, que trabalhou em relações públicas e agora posta imagens dela mesma vestindo marcas locais na praia. E também uma ex-funcionária da revista Elle, de São Paulo, que escreve sobre tendências e recomenda produtos. Ferraz também tem seu próprio blog, um diário relatando eventos de moda dos quais participa, as roupas que veste diariamente e suas inspirações para compor o guarda-roupa.
Os blogueiros da F*Hits "atuam como a namorada glamorosa que dá a você uma visão de tendências sobre moda", diz Irena Menk, editora de arte da "Elle Brasil". Comparados aos blogs estrangeiros, diz ela, os nacionais "imprimem um toque pessoal e têm uma abordagem descontraída".
Enquanto o Brasil representa pouco mais de 1% do mercado de luxo global, sua taxa de crescimento em 2010 foi estimada em 11%, ultrapassando mercados mais estabelecidos. E os blogueiros da moda podem ser importantes no processo de vendas. Segundo recente relatório da fundação italiana de luxo Altagamma, os blogueiros podem impulsionar o comércio online para algo entre € 11 bilhões e € 15 bilhões em 2015.
Ferraz emprega uma equipe de negócios de 20 profissionais na F*Hits, incluindo um gerente de marketing, um diretor e oito vendedores. A receita que vem de clientes como Swatch, Tiffany e a marca brasileira de calçados Corello é dividida igualmente entre os blogueiro e a F*Hits, diz Ferraz, que não revela os valores.
Para que o link seja mantido no site, o blogueiro tem que postar duas vezes por dia e atrair mais de 10 mil acessos diários. Hoje, Ferraz diz que tem uma lista de espera de 520 pessoas ansiosas para participar da plataforma.


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