São Paulo, segunda-feira, 29 de junho de 2009

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Crise engole loja de adereços em Hollywood

Por BROOKS BARNES

NORTH HOLLYWOOD, Califórnia — O sofá de ratã do programa de TV “The Golden Girls” aguarda seu próximo papel em uma estante no armazém da 20th Century Props. Perto dele estão o chuveiro futurista que Tom Cruise usou em “Minority Report - A Nova Lei” e uma poltrona que estrelou com Marilyn Monroe em diversos filmes. No alto, lustres art-déco de “O Aviador”.
Harvey Schwartz estava no meio disso tudo em prantos, perguntando-se como sua loja de adereços, que oferece um vasto inventário de artigos para ser usados em produções de cinema e TV, tornou-se a última vítima de uma Hollywood em rápida mutação.
Schwartz, dono da 20th Century Props, pretende fechar o negócio em julho e leiloar o estoque. Abalado pelo surto de produções de cinema em outros Estados dos EUA e pela menor demanda de seriados de TV, o outrora próspero negócio —um dos poucos do gênero que restam— está falindo.
“Fiquei sem dinheiro três meses atrás e não sei mais o que fazer”, ele disse baixinho. “É aterrorizante. Dediquei minha vida inteira a uma coisa que acabou.”
Os cenógrafos estão igualmente perturbados. “O fechamento da 20th Century é um desastre para nós”, disse Melinda Ritz, vencedora de três prêmios Emmy. “Harvey é ótima pessoa, e é sua loja é um dos poucos lugares que oferecem tudo de que você precisa.” Ela acrescentou: “O tecido de Hollywood está se esgarçando tão depressa que é assustador”.
Há pouco tempo, todos os estúdios de cinema e televisão operavam suas próprias casas de adereços. Uma dúzia de empresas independentes preenchia as lacunas —um equipamento médico raro aqui, um rádio dos anos 1960 ali. Fornecedores também atendiam a comerciais e necessidades periódicas, juntamente com eventos especiais como festas de estreia com decoração suntuosa.
Os estúdios começaram a esvaziar seus departamentos de adereços nos anos 1990, para liberar espaço. O inventário de Schwartz —93.752 itens, na última contagem— inclui os antigos adereços da 20th Century Fox, por exemplo.
Independentes como Schwartz mantiveram-se saudáveis principalmente por causa de suas divisões de eventos especiais. As festas e promoções representavam um terço da receita de sua loja apenas dois anos atrás, ele disse.
Mas a recessão mudou isso. Acrescente-se a greve no ano passado de roteiristas de cinema e televisão e uma desaceleração das produções causada pela ameaça de greve dos atores, e a 20th Century Props não conseguiu se manter na ativa.
Schwartz disse que a receita anual caiu 30% no ano passado; e este ano o número se aproxima de 50%. A empresa tinha 28 funcionários no início do ano; hoje tem sete.
Seu estoque está segurado em US$ 8 milhões, mas o preço de muitos objetos é difícil de calcular por causa do valor adicional que muitos colecionadores de memorabilia pagariam por artigos mais conhecidos. “Ele tem um olho de colecionador e criou um inventário diferente dos demais”, disse Ritz. “Ele tem peças bizarras, interessantes.”
Caminhando pelo armazém de 18.580 metros quadrados, Schwartz parece o curador de um museu que acaba de alugar seus tesouros.
Quais são os itens mais alugados? Algumas cadeiras de jantar saíram mais de 500 vezes, disse Schwartz. Outra peça popular é uma cama em forma de coração, alugada cerca de duas vezes por mês. “Não fazemos muitas perguntas sobre essa”, ele disse.


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