São Paulo, segunda-feira, 29 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

Obama era estiloso até antes da política

Por GUY TREBAY

Ninguém que ocupa um cargo público jamais admite que se preocupa com sua aparência. As razões disso são óbvias. Mas a maioria das pessoas tem consciência de que as roupas funcionam como cartão de identidade. Os políticos sabem disso, evidentemente, e alguns chegam a agir com base nessa consciência. O presidente dos EUA, Barack Obama, é um deles.
Obama faz a elegância parecer enxuta e destituída de esforço. Os elementos que compõem seu todo são mínimos a ponto de se tornarem invisíveis: cabelos cortados rentes à cabeça, um terno esguio com ombreiras finas, sapatos pretos com cadarço, camisa branca de gola conservadora, uma gravata vermelha que, de alguma maneira, consegue evitar funcionar como declaração de poder. Sim, ele usa calças mais largas do que dita o estilo atual. Mas pessoas inteligentes não devem pensar na moda, certo?
Contudo, mesmo em 1980, quando Obama era calouro na faculdade Occidental, na Califórnia, ele já tinha ideias definidas sobre estilo. Ele deixava seu cabelo comprido, usava camisas havaianas discretas, de corte quadrado, e, como disse um amigo dele, raramente era visto de sapatos fechados. Quando, naquele ano, Lisa Jackson saiu à procura de pessoas que pudessem posar para seu trabalho de retratos fotográficos, uma colega sua da faculdade sugeriu que ela ligasse para um cara que, na época, era conhecido como Barry.
“Uma amiga de uma amiga me falou de um cara realmente bonito, e ele entrou na cafeteria do campus”, disse Jack. Ela abordou o jovem Obama para propor que posasse para algumas fotos, e então se esqueceu delas até a campanha presidencial do ano passado.
“Quando falei que fiz faculdade com ele, meus amigos acharam que eu estava mentindo”, disse ela recentemente desde Minneapolis, onde tem um consultório de psicologia clínica.
Para provar aos amigos, Lisa Jack procurou os negativos em seu porão.
Se essas fotos de Obama, hoje exibidas pela primeira vez na galeria M+B (mbfala.com), em Los Angeles, nos EUA, estão muito distantes das fotos cuidadosamente preparadas que hoje todos nós conhecemos, elas deixam claro que ele sempre teve consciência da imagem que queria projetar.
“Fotografei muitas pessoas, e sempre era interessante ver o que elas decidiam vestir na sessão de fotos”, disse ela. Obama levou para a sessão um casaco de couro e um irreverente chapéu de palha. “Chapéus de palha não eram usados naquela época”, ela comentou. “Ficou claro que ele realmente parou para pensar na imagem que queria transmitir.”
Esse cuidado autoconsciente pode ser visto nas 36 fotos que Lisa Jack fez de um jovem que tinha um grande futuro pela frente e mais estilo natural do que ele próprio sabia.


Texto Anterior: Crise engole loja de adereços em Hollywood
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.