São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NEGÓCIOS VERDES

Os rostos e as mãos da crise

Por PETER LATTMAN

O tumulto nos mercados de ações fez o blog "Brokers With Hands on Their Faces" (Corretores Com as Mãos no Rosto) se tornar um sucesso.
O blog faz exatamente o que seu título sugere: posta fotos de corretores e operadores do mercado com as mãos no rosto.
"Creio que de uma maneira mórbida o site voltou subitamente à moda", disse Matthew Robison, criador do blog.
Em 5 de agosto, um dia depois que as bolsas americanas caíram 500 pontos, ele conta que o número de visitantes do site atingiu o recorde de quase 50 mil visitantes.
Robison, 28, criou o site em outubro de 2008, o pior momento da crise financeira. Ele estava morando em Nova York e trabalhando como assistente de produção na Palgrave Macmillan, uma editora de livros didáticos.
Imagens de operadores de mercado com expressões preocupadas apareciam por toda parte, e ele as achou engraçadas.
Robison fez uma montagem fotográfica e a distribuiu entre seus colegas. Depois, postou a imagem em seu blog no Tumblr, e ela se tornou um sucesso viral.
"Na época eu não era sensível em relação à crise, porque não tinha muito dinheiro", disse.
"No começo, eu estava simplesmente me regozijando com a desgraça alheia, porque para pessoas de classe média como eu é divertido rir dos corretores de ações".
O blog faz parte de um grupo de sites que ironizam os infortúnios de Wall Street.
Durante a crise do mercado imobiliário, o "Mortgage Lender Implode-O-Meter", que acompanhava os colapsos de empresas do ramo hipotecário, registrou grande audiência.
A abordagem de Robison é mais visual. Até o segundo trimestre de 2009, ele postou 100 imagens.
Seu blog não tem palavras, apenas fotos. Um homem aparece esfregando incredulamente os olhos. Outro tem a mão diante da boca, expressando surpresa.
O "Sad Guys in Trading Floors" (Caras Tristes em Pregões), de outro autor, inclui legendas.
Quando o mercado começou a se recuperar, em 2009, o blog ficou abandonado.
Robison deixou Nova York para viver com a namorada em Madison, Wisconsin. Mas na recente onda de queda das bolsas, ele conta ter recebido algumas dezenas de e-mails de leitores. Um leitor enviou fotos de operadores com caras angustiadas.
"Por isso recomecei, em parte por tédio, mas também porque estava acompanhando a crise da dívida e queria comentar de algum modo", afirmou.
Robison diz acreditar que as pessoas reagem ao seu site de maneiras diferentes. "Há diferentes níveis de humor nas imagens -o 'pobre' corretor infortunado, o fotógrafo que espera o momento perfeito para fotografar o 'pobre' corretor, a mídia que adora veicular esse tipo de foto", ele diz.
"E é possível rir de mim, o cara que junta tudo isso em um blog, também totalmente ridículo. As pessoas podem rir do que preferirem, ou talvez nem estejam rindo. Talvez pensem que as fotos são bonitas, ou horríveis, ou idiotas. E teriam razão quanto a tudo isso".
Mas quando os problemas de Wall Street começaram a afetar o restante da economia e a vida pessoal de Robinson, ele deixou de encarar com humor as quedas dos mercados.
No ano passado, o banco executou a hipoteca da casa de seus pais. Cortes de verbas quase paralisaram a escola em que sua mãe leciona. E embora Robison esteja trabalhando como freelancer para diversas publicações, não consegue encontrar emprego fixo.
Ele confirmou que continuaria a publicar fotos de corretores com as mãos no rosto.
"Acho que vou continuar postando até arranjar emprego", disse. Mas agora, acrescentou, "é meio triste, porque só quero que a economia se recupere. Não vejo mais graça nas imagens", disse.


Texto Anterior: Grupo ligado à Al Qaeda é ameaça crescente à Nigéria

Próximo Texto: Novos impostos sobre quilometragem percorrida
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.