São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Insensibilidade jornalística e barbárie no PA

A Folha terminou a semana com duas repórteres no Pará cobrindo bem o caso da jovem que ficou presa com homens que a violentaram.
Começou mal, no entanto. A primeira notícia, no dia 21, desrespeitou o Estatuto da Criança e do Adolescente ao informar por extenso o nome de L., embora o Conselho Tutelar local alertasse que ela tinha 15 anos.
Por quatro dias, o jornal acompanhou os fatos de longe -falta-lhe correspondente em Belém. Escrevi na crítica diária (que pode ser lida em www.folha.com.br/ombudsman): "O pouco caso com essa tragédia expressa insensibilidade humana, social e especialmente jornalística. Volto a me perguntar: se uma violência assim contra a garota não comove a Folha, o que vai comover?".
No domingo, finalmente, leu-se a primeira reportagem apurada lá, por enviadas especiais.

ESTÁ RINDO DE QUÊ?


Na terça, a Folha contou que Aguinaldo Silva se afastou da novela das oito; na capa, o autor sorria. Motivo: a foto é antiga, da época da estréia




Texto Anterior: Crônicas do sangue derramado
Próximo Texto: No tucanoduto, o desequilíbrio mudou de lado
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.