São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

O artifício especial

A Folha começou mal a cobertura da destruição provocada pelo furacão Katrina nos sul dos EUA. Durante dois dias, na quinta e na sexta, o jornal assinou as notícias que recebeu das agências internacionais e as que recolheu por telefone como se fossem do repórter Pedro Dias Leite.
O crédito de quinta-feira informava que ele estava em Mobile, no Alabama, e o de sexta que chegara a Biloxi, no Mississippi, ambas no litoral do Golfo do México. O repórter esteve nas duas cidades a caminho de Nova Orleans, mas a devastação que encontrou não permitiu que passasse informações para a Redação no Brasil. Segundo o relato que recebi, ele não conseguiu usar o celular e tinha grandes dificuldades para se locomover no front devastado.
São dificuldades compreensíveis, que atingiram todos os meios de comunicação e que valorizam o esforço da Folha de ter um relato próprio. O que não se compreende, no caso, é por que o jornal consolidou na Redação as informações que colheu em várias fontes e assinou como se fossem do repórter. A edição ficou inverossímil: como o jornalista conseguiu reproduzir as entrevistas do prefeito de Nova Orleans, dos governadores da região e do presidente Bush se não foi capaz de enviar uma linha sequer sobre as ruínas e as misérias humanas que testemunhou em Biloxi e Mobile, duas cidades destruídas?
O erro, evidentemente, não é do repórter, que sequer tinha idéia do que se passava no Brasil, mas sim do jornal, que, com o artifício, quis fazer crer que estava recebendo informações exclusivas da região. Um erro grave.

Texto Anterior: Imprensa na berlinda: A valorização das minúcias
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.