São Paulo, domingo, 07 de maio de 2006

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A ONO

A busca da credibilidade

Reproduzo, do site da ONO (Organization of News Ombudsmen, www.newsombudsmen.org), dois tópicos que informam sobre a função do ombudsman e os objetivos da instituição.
 
Por que um jornal ou emissora devem ter um ombudsman?
Para melhorar a qualidade das reportagens, através de exatidão, imparcialidade e equilíbrio.
Para auxiliar o provedor do serviço noticiário a ser mais acessível e passível de responsabilização perante leitores ou integrantes de seu público, permitindo-lhes assim adquirir maior credibilidade.
Para aumentar o conhecimento dos profissionais dos veículos de comunicação em relação às preocupações do público.
Para economizar tempo aos publishers, editores e diretores das empresas de rádio, televisão e jornais, encaminhando queixas e outras consultas a um profissional responsável por isso.
Para solucionar algumas reclamações que, não fosse esse o caminho, poderiam ser encaminhadas a advogados e resultar em processos judiciais custosos.
 
Quais são as finalidades da ONO?
Ajudar a profissão do jornalismo a alcançar e manter padrões éticos elevados nas reportagens, valorizando desse modo sua própria credibilidade entre as pessoas atendidas.
Estabelecer e aperfeiçoar padrões para a função do ombudsman da mídia ou representante do leitor.
Auxiliar na adoção mais generalizada do cargo de ombudsman da mídia em jornais e outros veículos de comunicação.
Propiciar um fórum para a troca de experiências, informações e idéias entre seus membros.
Cultivar contatos com publishers, editores, conselhos de imprensa e outras organizações profissionais, indicar palestrantes para instituições que tenham interesse no assunto e responder a consultas da mídia.


Tradução de Cláudia Strauch


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Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


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