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A ONO
A busca da credibilidade
Reproduzo, do site da
ONO (Organization of
News Ombudsmen, www.newsombudsmen.org), dois
tópicos que informam sobre a
função do ombudsman e os
objetivos da instituição.
Por que um jornal ou emissora devem ter um ombudsman?
Para melhorar a qualidade das reportagens, através de
exatidão, imparcialidade e
equilíbrio.
Para auxiliar o provedor
do serviço noticiário a ser mais
acessível e passível de responsabilização perante leitores ou
integrantes de seu público, permitindo-lhes assim adquirir
maior credibilidade.
Para aumentar o conhecimento dos profissionais dos
veículos de comunicação em
relação às preocupações do público.
Para economizar tempo
aos publishers, editores e diretores das empresas de rádio, televisão e jornais, encaminhando queixas e outras consultas a
um profissional responsável
por isso.
Para solucionar algumas
reclamações que, não fosse esse o caminho, poderiam ser encaminhadas a advogados e resultar em processos judiciais
custosos.
Quais são as finalidades da
ONO?
Ajudar a profissão do jornalismo a alcançar e manter
padrões éticos elevados nas reportagens, valorizando desse
modo sua própria credibilidade entre as pessoas atendidas.
Estabelecer e aperfeiçoar
padrões para a função do ombudsman da mídia ou representante do leitor.
Auxiliar na adoção mais
generalizada do cargo de ombudsman da mídia em jornais
e outros veículos de comunicação.
Propiciar um fórum para
a troca de experiências, informações e idéias entre seus
membros.
Cultivar contatos com
publishers, editores, conselhos
de imprensa e outras organizações profissionais, indicar palestrantes para instituições que
tenham interesse no assunto e
responder a consultas da mídia.
Tradução de Cláudia Strauch
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Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman,
ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br. |
Contatos telefônicos:
ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. |
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