São Paulo, domingo, 12 de julho de 2009 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DA NATUREZA OBLÍQUA DA CREDIBILIDADE Está disponível na internet apenas em inglês (ver indicação abaixo) mais uma boa pesquisa sobre o estado do jornalismo, do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, na Universidade de Oxford, Inglaterra. "A Confiança Pública nas Notícias" se define como "um estudo construtivista da vida social das notícias". Os autores concluem que a confiança nos meios de comunicação vai além da óbvia e fundamental questão da veracidade dos fatos por eles relatados. O crédito do público diminui na medida em que o consumidor percebe que ele e o veículo não compartilham as mesmas expectativas. O descrédito também decorre de razões oblíquas, não apenas da simples credibilidade. Isso talvez ajude a explicar por que alguns meios de comunicação, como a revista "The New Republic" (cuja história é descrita no filme recomendado abaixo) ou o jornal "The New York Times" não perderam o respeito nem a leitura da maioria absoluta de seus leitores após constrangedores episódios de falsificações de matérias. Claro que ser veraz é vital. Mas dividir com a audiência visões de mundo semelhantes também pode ser. PARA LER "Challenges Public Trust in the News", de Stephen Coleman, Scott Anthony e David E. Morrison, Reuters Institute for the Study of Journalism (http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/fileadmin/documents/ Publications/Public_Trust_in_the_News.pdf) PARA VER "O Preço de uma Verdade", de Billy Ray, 2003 (a partir de R$ 19,90) Texto Anterior: Ribamar à esquerda e à direita Próximo Texto: Onde a Folha foi bem... Índice Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
|
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |