São Paulo, domingo, 12 de julho de 2009

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DA NATUREZA OBLÍQUA DA CREDIBILIDADE

Está disponível na internet apenas em inglês (ver indicação abaixo) mais uma boa pesquisa sobre o estado do jornalismo, do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, na Universidade de Oxford, Inglaterra. "A Confiança Pública nas Notícias" se define como "um estudo construtivista da vida social das notícias". Os autores concluem que a confiança nos meios de comunicação vai além da óbvia e fundamental questão da veracidade dos fatos por eles relatados.
O crédito do público diminui na medida em que o consumidor percebe que ele e o veículo não compartilham as mesmas expectativas. O descrédito também decorre de razões oblíquas, não apenas da simples credibilidade. Isso talvez ajude a explicar por que alguns meios de comunicação, como a revista "The New Republic" (cuja história é descrita no filme recomendado abaixo) ou o jornal "The New York Times" não perderam o respeito nem a leitura da maioria absoluta de seus leitores após constrangedores episódios de falsificações de matérias. Claro que ser veraz é vital. Mas dividir com a audiência visões de mundo semelhantes também pode ser.


PARA LER

"Challenges Public Trust in the News", de Stephen Coleman, Scott Anthony e David E. Morrison, Reuters Institute for the Study of Journalism (http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/fileadmin/documents/ Publications/Public_Trust_in_the_News.pdf)

PARA VER

"O Preço de uma Verdade", de Billy Ray, 2003 (a partir de R$ 19,90)




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