São Paulo, domingo, 12 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

Luís Nassif

Os leitores de Luís Nassif no caderno Dinheiro tiveram duas surpresas no domingo passado. Primeiro, seu texto era sobre economia. Segundo, anunciava que a partir de então só escreveria sobre economia.
Desde 1997 a coluna dominical fugia dos temas áridos da semana e se transformava numa crônica de memórias. Dessa experiência surgiu um livro, "O menino de São Benedito" (Editora Senac), e um grande número de leitores que se acostumaram às suas histórias dominicais.
O anúncio da mudança veio no pé da própria coluna: "Por inadequação com os temas econômicos do caderno Dinheiro, a coluna de domingo deixa de abordar temas ligados à música, à memorialística e à história".
Recebi dezenas de mensagens lamentando a decisão. Alguns leitores sugeriam que o jornal transferisse a crônica para outro caderno, como a Ilustrada ou Cotidiano. Enviei, como sempre faço, os apelos e sugestões para a Direção da Redação e recebi do secretário interino de Redação Vaguinaldo Marinheiro a seguinte explicação: "O jornal avalia que textos sobre música ou memórias do colunista destoavam dos temas do caderno Dinheiro. Ao mesmo tempo, considera que o leitor de domingo estava sendo privado de artigos do Nassif sobre economia, que é a sua grande especialidade".


Texto Anterior: Entrevista: A maioria cobre mal a corrupção
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.