UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dor e cautela

Dúvida não há quanto à dramaticidade do caso dos jovens Liana Friedenbach e Felipe Caffé. Eu mesmo, domingo passado, critiquei aqui a falta de dedicação a ele por parte da Folha -antes, ainda, da revelação das mortes e da prisão dos suspeitos.
Cabe, porém, uma reflexão sobre a cobertura da mídia, como um todo, inclusive a TV.
Apesar das confissões anunciadas, ainda não houve julgamento, permanecem versões díspares e incertezas quanto à participação dos cinco suspeitos, em especial do papel do menor R., 16.
Discutir a maioridade penal, a segurança e o relacionamento pais-filhos -tudo isso faz parte do trabalho da imprensa, além da apuração dos fatos propriamente ditos.
Mas muita coisa, nos fatos, ainda está por ser esclarecida. Além disso, houve exageros -e, aqui, não me refiro à Folha- na exposição do menor R. (por mais "monstrengo" que ele seja, trata-se, gostemos ou não, de um menor, e há leis a esse respeito) e na descrição das crueldades, nem todas (incluindo o estupro) efetivamente atestadas pelo Instituto Médico Legal, a que teria sido submetida a jovem Liana.
A mídia, mais uma vez, come da mão da polícia. Mais uma vez, por isso, apesar do drama e da dor, deve ter sangue-frio, preservar-se da comoção e atuar com absoluta cautela.


Texto Anterior: Ponte partida
Próximo Texto: Títulos dúbios
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.