UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Títulos dúbios

O "Manual" da Folha prega que "os títulos devem ser, ao mesmo tempo, capazes de tornar claro, em poucas palavras e em ordem lógica, o objeto da notícia e de atrair o leitor, incitando seu interesse. O fato de dispor de pouco espaço para a formulação dos títulos não deve ser desculpa para eventual imprecisão".
O item "incitando seu interesse" é relativamente fácil. O restante, porém, é complicado.
No domingo, um título dizia "Governo de Requião emprega 26 parentes". Infere-se que os parentes são do governador do PR, Roberto Requião.
Mas a reportagem mostrava outra coisa: nove são parentes dele; os demais o são de outras autoridades do governo.
Usar no título PR em vez de Requião atenuaria o problema.
O mesmo ocorreu com "Lula veta benefício para alunos deficientes" (quarta-feira).
A decisão diz respeito a deficientes matriculados em instituições privadas, não em geral, como o título dá a entender.
Nem uma notícia nem a outra, nesses casos, deixam de ser graves. Mas basta pensar no eventual uso de tais títulos numa campanha eleitoral de adversários de Lula ou de Requião para perceber como eles pecam, no mínimo, por imprecisão.


Texto Anterior: Dor e cautela
Próximo Texto: Um dia atrás
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.