São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

CONCORRÊNCIA

A reforma gráfica

O "Estado" reformou seu projeto gráfico. O objetivo declarado foi o de tornar a sua leitura "mais prazerosa e com mais informações sobre tendências em tecnologia, entretenimento e a vida de pessoas e empresas". Foram mudanças na diagramação e na tipografia, nos cadernos e suplementos e nos temas que cobre.
As mudanças são boas para os dois jornais concorrentes de São Paulo, que estavam com as capas cada vez mais parecidas e indiferenciadas.
Como escrevi na Crítica Interna, independentemente de seus defeitos e obviedades, a reforma é positiva para o "Estado" porque demonstra para São Paulo, o maior mercado consumidor de informações e publicidade, que o jornal sobreviveu à crise financeira recente que o obrigou a vários sacrifícios e mudanças de gestão.
A Folha vem reagindo com um jornal mais bem editado, com um pouco mais de páginas que o habitual, com o uso de mais cores e tentando valorizar seus suplementos. Alguns leitores perguntaram se o jornal também pretende fazer nova reforma gráfica. A resposta da Redação é que não de imediato. Segundo Suzana Singer, "a Folha é um jornal em permanente evolução, já fez várias reformas históricas e no momento, estamos mudando suplementos e seções que consideramos mal resolvidos, como o Equilíbrio e o Folhateen".


Texto Anterior: O novo caso Herzog
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.