São Paulo, domingo, 26 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

A REVISTA

"Interesse nacional"

Recebi do diretor de Redação da revista "Época", Hélio Gurovitz, cópia da mensagem que será publicada na seção de cartas dos leitores da edição desta semana:
"Sobre a publicação das informações bancárias do caseiro Francenildo dos Santos Costa, esclarecemos que:
1) Julgamos as informações jornalisticamente relevantes.
2) Decidimos revelá-las apenas depois de conferir a veracidade com o advogado do próprio caseiro.
3) Publicamos as explicações do advogado e do suposto pai biológico do caseiro para a origem do dinheiro.
4) O livre exercício da atividade jornalística pressupõe a garantia do sigilo das fontes".
Além disso, recebi de Gurovitz, por e-mail, respostas para duas perguntas que encaminhei:

Ombudsman - Por que a revista considerou relevante a publicação do extrato mesmo sabendo que havia sido obtido ilegalmente?
Hélio Gurovitz -
Porque as informações foram consideradas relevantes para a melhor compreensão de um caso de interesse público.

Ombudsman - Por que a revista decidiu publicar a reportagem mesmo diante da evidência de que poderia se tratar de um drama familiar?
Gurovitz -
A versão do "drama familiar" também está contemplada na nossa reportagem. Não publicar a reportagem significaria omitir do público uma possível motivação para um depoimento de interesse nacional.


Texto Anterior: O caso do ministro e do caseiro
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.