São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cortes foram de até 20%

Encaminhei alguns dos problemas apontados pelos leitores à Redação e recebi as seguintes explicações:
Corte de textos - "Não houve corte linear. Algumas colunas não perderam nada. Outras, as mais extensas, tiveram corte entre 10% e 20%. Mas ganharam visibilidade, corpo maior de texto, assinatura maior, criação de um olho e uma fonte nova. No texto noticioso, a fonte Chronicle, bem mais robusta e legível do que a anterior (Minion), implica corte de menos de 1% de massa de texto noticioso em uma coluna cheia."
Tamanho das letras -"Quase todas as letras do jornal foram aumentadas. Nenhuma foi diminuída. Nos textos menores foi adotada uma nova fonte, a Retina, criada especialmente para conferir mais legibilidade a tabelas e roteiros. Em certos casos houve problemas técnicos. Alguns, como nas Cruzadas e nas sinopses de TV, já foram corrigidos."
Ilustrações - "Para melhorar o desenho da página, foram abolidas as ilustrações das colunas da página 2 de Cotidiano. Mas elas continuam na contracapa da Ilustrada. Com a reforma, a Folha pretende investir em grandes ilustrações e inseri-las com mais freqüência nas páginas noticiosas."


Texto Anterior: A reforma gráfica
Próximo Texto: Frases dos leitores
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.