São Paulo, domingo, 29 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto de macaco morto "reaviva dor"

Às vezes, se uma informação pode provocar sofrimento dispensável em leitores, é melhor não publicá-la. O difícil é saber qual o limite.
No domingo, a Folha valorizou reportagem sobre o local onde o Boeing da Gol caiu em setembro. Os repórteres mostraram os destroços e narraram a aventura pela floresta. Saiu uma foto de um macaco morto por índios, que o comeram. O material me pareceu muito bom.
O leitor Wilson Cavalcanti discorda: "[A foto] é de extremo mau gosto, mostra cadáver de animal que muito lembra um humano em um local que está justamente marcado pela morte de 154 humanos".
"As imagens reavivam a dor, e a reportagem brinca de aventura na selva", diz a leitora Maria Alice Gravina.


Texto Anterior: Às vezes, notícia fraca derruba assunto forte
Próximo Texto: Leitor opina sobre duas coberturas
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.