São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

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TENDÊNCIAS/DEBATES

Pedagogia cidadã

JOSÉ CARLOS SOUZA TRINDADE


Para cumprir essa função social, os municípios entenderam que não conseguiriam trabalhar sozinhos


A nova Lei de Diretrizes e Bases do Ensino determina que todos os professores do nível fundamental (das séries iniciais) e de educação infantil nas redes públicas precisam possuir certificado de conclusão de curso superior até 2007.
Tal decisão afeta diretamente 88 mil professores de primeiro grau no Estado de São Paulo, especialmente aqueles que militam nas diversas redes públicas municipais e que não têm diploma universitário. Muitos destes exercem o magistério há mais de dez anos. Dados do Censo Escolar de Educação 2000 apontam que o Estado possui um total de 166 mil professores de primeiro grau.
Consequentemente, criou-se a necessidade de capacitar rapidamente e com a máxima qualidade esses docentes, para atender os preceitos da legislação. Essa capacitação foi assumida pelas universidades estaduais públicas. No caso específico da Unesp (Universidade Estadual Paulista), foi arquitetado um projeto especial de qualificação, denominado Pedagogia Cidadã, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação.
O programa prevê uma relação de parceria entre a Unesp e prefeituras a fim de, num período aproximado de dois anos e meio, conferir aos professores o grau equivalente à licenciatura plena em pedagogia.
O projeto Pedagogia Cidadã obteve, até o final da primeira quinzena de maio, a adesão de 104 prefeituras do interior de São Paulo e de cerca de 7.000 professores alunos, que assistirão às aulas a serem iniciadas em setembro de 2002. O curso compreende 3.000 horas-aula, com aulas presenciais, trabalhos monitorados, vivência profissional e videoconferências (a lei faculta que até 75% das horas-aula sejam ministradas neste regime).
Dois aspectos chamam a atenção neste início do processo:
O primeiro deles é o entusiasmo e a elevada adesão da comunidade acadêmica. Há pelo menos 150 professores doutores engajados no processo. Serão os responsáveis pela elaboração dos textos do material didático, pelas videoconferências e pelo monitoramento dos cursos. Tal fato reflete o grau de amadurecimento do nosso corpo docente diante da realidade social e educacional do país.
O outro aspecto diz respeito à vontade política e à ação de muitos prefeitos do interior, que, conscientes do problema e da necessidade de encontrar uma solução, aderiram ao projeto Pedagogia Cidadã, investindo e criando infra-estrutura a um custo mensal de R$ 160 por aluno. As classes terão no mínimo 40 alunos e no máximo 50. Os cursos serão ministrados em três períodos.
É importante ressaltar que, para cumprir essa importante função social, os municípios entenderam que não conseguiriam trabalhar sozinhos. Principalmente no que tange à qualidade do ensino. Preferiram procurar e se unir à Unesp, que, em contrapartida, ofereceu-lhes o projeto Pedagogia Cidadã.
Assim, a qualidade da formação estará ligada à universidade. Com isso, o professor do ensino fundamental terá, ao final da qualificação, não somente um diploma, mas uma formação que o equiparará aos demais docentes que atuam na rede pública.
O Pedagogia Cidadã desponta como uma iniciativa inovadora. Primeiro, pela abrangência de seu alcance, envolvendo professores, políticos, administradores municipais, prefeituras e a Unesp. Em segundo lugar, pelo manifesto interesse da comunidade acadêmica em assumir compromissos educacionais para além das fronteiras dos campi.
Ainda poderá se tornar um fértil campo experimental para preciosas pesquisas em cima do ferramental pedagógico a ser empregado no projeto e que, mais à frente, poderá ser de grande valor para ações similares. E, por fim, porque transformará a mentalidade e a visão da sociedade na solução de seus problemas. Com isso, seguramente, surgirão novos estímulos para empreendimentos mais arrojados e de significativo impacto social e educacional.


José Carlos Souza Trindade, 66, professor titular de medicina, é reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).


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