São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Realidade e marketing

BRASÍLIA - Lula tem uma fita de vídeo em seu gabinete. São cenas suas e da seleção brasileira de futebol no Haiti. Há trechos do "Jornal Nacional", da TV Globo. Zagallo está quase chorando. O presidente abraça os jogadores. É uma festa.
O vídeo é apresentado para visitantes seletos. Lula se refestela com seu maior ato de marketing internacional desde que assumiu o cargo.
A propaganda agora será reforçada. A economia cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2003. É um resultado expressivo.
Desde o retorno à democracia, em 1985, só em seis anos o PIB cresceu mais de 4%: 1985 (7,9%); 1986 (7,5%); 1993 (4,9%); 1994 (5,9%); 1995 (4,2%) e 2000 (4,4%).
Nas cidades, o crescimento da economia pode até não ajudar candidatos a prefeito petistas, mas deixará de atrapalhar. O discurso de estagnação econômica usado pela oposição terá de ser, do ponto de vista político-eleitoral, colocado na prateleira.
Não que exista segurança sobre a capacidade de o país sustentar esse crescimento. Não há essa certeza. Só que os políticos estão preocupados em ganhar a eleição. A população paga a conta mais adiante.
Há exemplos de como o país está despreparado para crescer de maneira sustentada. Basta olhar o nível de informação dos principais assessores do presidente da República.
Guido Mantega (Planejamento) falou ontem de manhã na TV Globo -sempre lá- que só a China se equipara ao Brasil em ritmo de crescimento das exportações. Errado.
As exportações brasileiras estão em 32º lugar em percentual de crescimento no período de 12 meses que terminou em maio. O Brasil está atrás de Uruguai, Bolívia e Peru.
Tudo bem. O marketing acima de tudo. O Haiti ama o Brasil. O crescimento da economia dá para o gasto eleitoral nas cidades. E Lula está feliz com seu vídeo futebolístico.


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: O trapézio de Lula
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Palmas e botas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.